Bolsonaro afirma que EUA desistiram de tarifas sobre aço e alumínio

O presidente Jair Bolsonaro informou, nesta sexta-feira (20), que os Estados Unidos desistiram de sobretaxar o aço e alumínio do Brasil. De acordo com Bolsonaro, houve uma conversa entre ele e Donald Trump nesta sexta por telefone.

Bolsonaro deu a notícia, sobre a desistência das tarifas sobre o aço e alumínio, em sua transmissão ao vivo em sua conta em uma rede social ao lado do ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, e do assessor da área internacional da Presidência, Filipe Martins.

“Não serão sobretaxados”, afirma Bolsonaro

“Agora há pouco, então, tive a grata satisfação de receber um telefonema do senhor Donald Trump, presidente dos Estados Unidos. Uma conversa de aproximadamente 15 minutos, no espírito maior da cordialidade e respeito entre dois chefes de Estado”, afirmou Bolsonaro.

“Entendo o que ele queria, pretendia fazer, e dei os meus argumentos para ele. Ele se convenceu dos meus argumentos e decidiu dizer a nós todos, brasileiros, que nosso aço e nosso alumínio não serão sobretaxados. Repito: não serão sobretaxados”, completou o presidente brasileiro.

Tarifas sobre aço e alumínio

O presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump, havia afirmado que irá retomar as tarifas sobre aço e alumínio provenientes do Brasil e da Argentina. Isso porque os dois países têm desvalorizado suas moedas, segundo o presidente norte-americano. O pronunciamento de Trump foi realizado por meio de uma rede social no dia 2 de dezembro.

Saiba mais: EUA retomará tarifas sobre aço e alumínio de Brasil e Argentina

“A desvalorização não é boa para os nossos fazendeiros”, escreveu Trump, reforçando que o que vem acontecendo com as moedas dos dois países em relação ao dólar causa dificuldades para as exportações americanas. “Fed (Federal Reserve) precisa agir para que países não tirem vantagem de nosso dólar forte para desvalorizar ainda mais suas moedas”, disse o presidente dos EUA, mais uma vez chamando a atenção do Banco Central norte-americano.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-2-1.png

Em resposta, o presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, disse que irá conversar com o ministro da Economia, Paulo Guedes, e completou que, caso seja necessário, irá falar diretamente com o presidente dos EUA. “Se for o caso, falo com Trump, tenho canal aberto”, afirmou Bolsonaro sobre as tarifas sobre o aço e alumínio.

Rafael Lara

Compartilhe sua opinião