Bolsonaro: espero resolver em breve o acordo UE-Mercosul

O presidente da República, Jair Bolsonaro,  afirmou neste sábado (1) que espera resolver em breve o acordo de livre comércio entre o Mercosul e a União Europeia (UE). O acordo está sendo negociando há mais de 20 anos entre os dois blocos regionais.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-3.png

Bolsonaro falou do acordo comercial durante uma entrevista ao jornal argentino “La Nacion”. O presidente também anunciou sua viagem para a Argentina na próxima semana para conversar com seu homólogo Maurício Mácri. Segundo o mandatário brasileiro, os dois deveriam discutir de “pequenos detalhes” sobre o acordo comercial.

Saiba mais: Brasil e Argentina buscam acordo comercial entre Mercosul e União Europeia 

“Isso [o acordo comercial] estimulará nossas economias. Estamos cientes de que podemos perder algumas coisas, mas, em termos gerais, será muito bom”, declarou Bolsonaro. O presidente também afirmou que irá conversar com Macri sobre “outras medidas de cooperação bilateral”.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

“Eu vou com vários ministros lá (Argentina). O que mais quero é que a Argentina continue defendendo a democracia, a liberdade e o livre comércio”, explicou o presidente brasileiro.

Acordo complicado

O acordo de livre comércio entre a União Europeia e o Mercosul chegou muito próximo de ser assinado no final de 2018. As duas partes tentaram uma aceleração nas negociações para tentar obter um acordo político de base antes das eleições brasileiras. A ideia era obter um arcabouço onde poder definir, em seguida os detalhes do acordo.

Saiba mais: Mercosul aceita reduzir exigências para acelerar acordo com UE 

Entretanto, resistências dentro de ambos os blocos – principalmente da França pela UE e da Argentina no caso do Mercosul – impediram que esse projeto se concretizasse.

Preocupação com democracia na Argentina

Na entrevista, Bolsonaro disse que, “apesar de não querer interferir nas questões internas da Argentina”, está preocupado com “a verdadeira defesa da democracia, da liberdade e do combate à corrupção”.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2022/08/CBA_Banner_Suno_1080x250.png

“Argentina e Brasil não podem voltar para a corrupção do passado, a corrupção desenfreada pela busca do poder. Contamos com o povo argentino para escolher bem seu presidente em outubro”, declarou o presidente brasileiro.

Saiba Mais: Bolsonaro quer menor interferência política no Mercosul e redução de tarifas

A Argentina terá suas eleições gerais em outubro. O presidente Macri está enfrentando um elevado índice de impopularidade devido a grave situação econômica que o país vizinho enfrenta. Sua adversária principal é a ex-presidente Cristina Kirchner. A política atualmente é candidata à vice-presidência na chapa com seu ex-chefe de gabinete, Alberto Fernandez, na chapa do Partido Justicialista.

Bolsonaro já expresso repetidas vezes sua preocupação que na Argentina volte a governar a Kirchner. Em outras ocasiões, o presidente brasileiro acusou a ex-mandatária de ser responsável pela péssima situação econômica do país, indicando um “risco Venezuela” caso ela ganhe a eleição.

Carlo Cauti

Compartilhe sua opinião