Bolsonaro empossa presidentes de bancos públicos

O presidente da República, Jair Bolsonaro, dará posse nesta segunda-feira (7) aos presidentes dos maiores bancos públicos do País.

Serão empossados os presidentes dos seguintes bancos públicos:

  • Caixa Econômica Federal
  • Banco do Brasil
  • Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

O presidente Jair Bolsonaro já antecipou que quer que eles ajudem a reforçar o orçamento público. O objetivo é vender empresas controladas pelos bancos.

O novo presidente da Caixa será Pedro Guimarães. O executivo já salientou que pretende vender ações de pelo menos duas subsidiárias do banco. Entre elas estaria a Caixa Seguridade. O objetivo é vender, ainda neste ano, as ações das empresas na Bolsa de Valores.

Saiba mais: Bolsonaro exclui privatização de Caixa e BB 

“A Caixa vai focar nos clientes de menor renda, na parte imobiliária que é exatamente sua grande vantagem comparativa”, afirmou Guimarães.

O economista Rubem Novaes, assumirá a presidência do Banco do Brasil.

Saiba mais: Novo presidente do Banco do Brasil é indicado por Paulo Guedes 

Joaquim Levy, ex-ministro da Fazenda no governo Dilma Rousseff, assumirá a presidência do BNDES. Levy atualmente ocupa o cargo de diretor do Banco Mundial, em Washington.

Próxima reunião ministerial

Na próxima terça-feira (8), Bolsonaro vai fazer a segunda reunião ministerial de seu governo. A expectativa é de que os ministros apresentem o resultado da avaliação sobre normas burocráticas que podem ser revogadas para dar mais eficiência aos trabalhos do Executivo.

A grande expectativa do mercado é em relação ao anúncio de medidas sobre a reforma da Previdência. A equipe econômica vai apresentar a proposta final de reforma ao presidente Bolsonaro ainda nesta semana.

Segundo os analistas,  o governo não pode demorar muito para apresentar medidas concretas para a economia. Principalmente em relação à reforma da Previdência social. Esta é a questão mais importante para começar a colocar em dia as contas públicas do País.

Para os especialistas, o governo deve dar clareza sobre quais estatais serão envolvidas nos projetos de privatização. Além disso, segundo eles o ministro da Economia, Paulo Guedes, deveria aproveitar a fase de “lua de mel” com o eleitorado. Isso porque no momento de forte apoio popular do começo do mandato o Congresso tende a ser mais receptivo a medidas ousadas. A legitimidade que o presidente obteve nas urnas poderia ser fundamental para aprovar as mudanças nas regras da aposentadoria. Isso permitiria de frear o crescimento da dívida pública, que já está na casa de quase 80% do Produto Interno Bruto (PIB).

Todavia, a reforma da Previdência e as privatizações de estatais, como os bancos públicos, não são as únicas questões que o governo deverá enfrentar. A retomada do crescimento econômico do Brasil pressupõe a recuperação da produtividade, estagnada há mais de 20 anos. E para isso seria necessária, entre outras coisas, que o governo de Jair Bolsonaro leve adiante uma reforma tributária profunda.

Carlo Cauti

Compartilhe sua opinião