Bolsonaro volta atrás e diz que não fez acordo para colocar Moro no STF

Jair Bolsonaro mudou a versão e disse que não fez nenhum acordo com Sérgio Moro para indicá-lo ao Supremo Tribunal Federal (STF). Assim, o presidente voltou atrás sobre o que disse no último domingo (12).

“Quem me acompanhou ao longo de quatro anos, sabe que eu falava que precisamos de alguém no Supremo com o perfil de Moro. Não teve nenhum acordo”, afirmou o Bolsonaro na quinta-feira (16).

O presidente deu a declaração em uma live no Facebook porque estava em Dallas, nos Estados Unidos, para encontro com políticos americanos. A nova declaração de Bolsonaro contraria a declaração do início da semana. Isso porque o presidente disse, em entrevista à “Rádio Bandeirantes”, que tinha um acordo com Moro para colocá-lo no Supremo.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-2-1.png

“Eu fiz um compromisso com ele, ele abriu mão de 22 anos de magistratura. A primeira vaga que tiver lá, estará à disposição”, afirmou Bolsonaro, “A primeira vaga que tiver eu tenho esse compromisso e se Deus quiser nós cumpriremos esse compromisso. O Brasil inteiro vai aplaudir”.

Logo em seguida, o ministro da Justiça afirmou que nunca impôs nenhuma condição para assumir a pasta. “Não vou receber convite para ser ministro e estabelecer condições sobre circunstâncias do futuro que não se pode controlar”, disse Moro.

Saiba Mais: Bolsonaro: indicarei Sergio Moro para vaga no STF

O ministro afirmou se sentir “honrado” pela intenção de Bolsonaro de indicá-lo como integrante da Corte, mas também ressaltou que é uma questão a ser discutida mais para frente. “É algo que tem que ser discutido no futuro”, disse.

Vaga no STF

Atualmente não há vaga disponível na Suprema Corte. No entanto, o ministro Celso de Mello é o próximo magistrado a se aposentar. Sendo assim, a cadeira estará liberada em novembro de 2020. Depois, o próximo a se aposentar é Marco Aurélio Mello, em julho de 2021.

Saiba Mais: Moro diz que não impôs condição para ser ministro da Justiça

Bolsonaro, como presidente da República, é quem indica um nome para a vaga de ministro do STF. Contudo, a indicação ainda deve ser aprovada pelo Senado. Sendo assim, toda a situação de troca de versões com Moro causar um desgaste sobre o ex-juiz perante os senadores.

Beatriz Oliveira

Compartilhe sua opinião