Bolsonaro defende MP dos jornais, “vai facilitar a vida de todo mundo”

O presidente da República, Jair Bolsonaro, defendeu neste sábado (10) a Medida Provisória nº 892. O decreto, assinado há cinco dias, desobriga a publicação de balanços de empresas de capital aberto em jornais impressos de grande circulação.

Segundo Bolsonaro, a chamada “MP dos jornais” vai “ facilitar a vida de todo mundo”. “Ninguém lê aquele negócio. O mundo progrediu, se aperfeiçoa, se moderniza”, disse o presidente durante a Marcha para Jesus, em Brasília.

Saiba mais: Bolsonaro assina MP para desobrigar a publicação de balanços em jornais 

O mandatário também salientou como o Executivo esteja cumprindo promessas da campanha eleitoral. Entre eles, a criação de um ambiente de maior liberdade econômica no País, para reduzir custos para os consumidores. “Estamos facilitando a vida de todos”, disse Bolsonaro.

Mudanças da MP

Após a publicação do decreto, as publicações dos balanços “serão feitas nos sítios eletrônicos da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e da entidade administradora do mercado em que os valores mobiliários da companhia estiverem admitidas à negociação”.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-4.png

Além disso, a MP, que tem força de lei, prevê que os balanços também deverão ser divulgados no site das próprias empresas. Segundo Bolsonaro, a medida irá retirar R$ 1,2 bilhão em anúncios na imprensa escrita.

Leia também: Economia dá sinais fortes de reação, diz Bolsonaro

“Deixo bem claro uma importante decisão que tomei na semana com uma caneta Bic. Nós tiramos a obrigatoriedade de empresários publicarem seus balancetes em jornais de grande circulação. Não é retaliação. É facilitar a vida de todo mundo. Ninguém lê aquele negócio e o mundo progride, se aperfeiçoa, se moderniza. Ele (empresário) pode agora publicar os seus balancetes no próprio site oficial deles, na CVM ou no Diário Oficial da União a custo zero”, explicou Bolsonaro.

Para o presidente, “num levantamento preliminar, os jornais vão deixar de ganhar 1,2 bilhão por ano. (Vai ter) produtos mais baratos, que não gastam mais com jornais nas prateleiras dos supermercados e no comércio de maneira geral. Estamos, sim, atacando nichos que oprimiam a sociedade”.

Bolsonaro defende valores cristãos

Discursando na Marcha para Jesus, o presidente voltou a falar de temas como a família e os valores cristãos. “Temos um presidente que, além da família e da questão da educação, tem amor ao próximo. Não discriminamos ninguém, não temos preconceito. E deixo bem claro: as leis existem para proteger as maiorias. É única maneira para vivermos em harmonia”, explicou o mandatário.

Saiba mais: Bolsonaro diz que quer vincular Coaf ao Banco Central para acabar com jogo político 

Segundo Bolsonaro, no Brasil a liberdade de credo é garantida, mas a fé cristã prevalece no País. “Respeitamos todas as religiões e até quem não tem religião, mas a grande maioria do povo brasileiro é cristão”, disse o presidente.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

Bolsonaro também voltou a criticar a ideologia de gênero, definida de “ideologia do capeta”. “Essas questões de multifamílias, se querem que eu acolha isso, apresente uma emenda à Constituição e modifique o artigo que diz que família é homem e mulher. Mesmo mudando isso, como não dá para emendar a Bíblia, eu vou continuar acreditando na família tradicional”, salientou o presidente.

Carlo Cauti

Compartilhe sua opinião