Bolsonaro e Conte falaram de aproximação militar, diz fonte do governo

A reunião entre o presidente Jair Bolsonaro e o primeiro-ministro italiano Giuseppe Conte nesta quarta (23) tratou de temas como:

  • Aproximação militar;
  • Construção de estaleiro na Itália;
  • Criação de grupo na União Europeia para facilitar negociação com o Brasil.

O encontro bilateral entre Bolsonaro e Conte aconteceu em Davos, na Suíça, sede do Fórum Econômico Mundial. O premiê italiano postou uma foto em seu Twitter e agradeceu Bolsonaro pelo encontro.

“É um prazer encontrar aqui em Davos Jair Bolsonaro, a quem eu agradeci novamente pela colaboração no caso Battisti. Diversos assuntos tratados e muitas convergências entre nossos países, particularmente na área econômica e judicial. Até breve, presidente”, escreveu Giuseppe Conte.

Un piacere incontrare qui a #Davos @JairBolsonaro che ho ringraziato ancora per la collaborazione sul caso Battisti. Diversi i temi trattati e molte le convergenze tra i nostri due paesi, in particolare sul fronte economico e giudiziario. Até breve Presidente! #Wef19 #Davos2019 pic.twitter.com/QMtCUEggzs

— GiuseppeConte (@GiuseppeConteIT) 23 de janeiro de 2019

De acordo com uma fonte do governo que concedeu entrevista à Suno Notícias, durante a reunião os líderes conversaram sobre “terrorismo, sobre a possibilidade de trocas comerciais e participação do Brasil com mais intensidade no comércio com a Europa.”

Saiba mais: Guedes: Reforma da Previdência deve ir ao Congresso semana que vem

Saiba mais: Governo Jair Bolsonaro pretende construir até oito usinas nucleares

Saiba mais: Moisés Naim diz que discurso de Bolsonaro foi oportunidade perdida

Ainda de acordo com a fonte, durante a reunião o premiê italiano falou sobre uma aproximação entre Brasil e Itália sobre a área militar e equipamentos militares, principalmente na área naval.

“Ele (Conte) propôs que haja uma aproximação nessa área, principalmente nessa área de construção naval”, acrescentou a fonte, que negou que o governo brasileiro queira comprar um porta-aviões italiano.

Questionada sobre os Fragatas Freem, a fonte afirmou que o assunto foi tratado entre as lideranças. No entanto, a proposta italiana é de que seja construído um estaleiro na Itália.

Em relação à dificuldade do Brasil em negociar com a União Europeia, a fonte afirmou que Conte pretende ajudar. No entanto, o líder italiano vai criar um grupo dentro do grupo europeu para vencer as dificuldades e facilitar a entrada do Brasil no mercado europeu.

Além do encontro bilateral entre Bolsonaro e Conte, nesta quarta-feira o presidente deve realizar outra reunião bilateral, desta vez com o presidente da Suiça, Ueli Mauer.

Carlo Cauti

Compartilhe sua opinião