Internado, Bolsonaro apresenta sinais de pneumonia, diz boletim médico

O presidente Jair Bolsonaro apresentou febre sem quaisquer outros sintomas associados na última quarta (6). A tomografia do tórax e abdome mostrou que houve evolução no quatro intestinal, mas também uma imagem compatível com pneumonia.

O boletim médico sobre o estado de saúde de Jair Bolsonaro foi divulgado na tarde desta quinta (7) pelo Hospital Albert Einstein. Ele deve permanecer entre cinco e sete dias internado a fim de se recuperar.

Na última segunda (4), o presidente deveria ter tido alta no hospital, mas ela foi adiada para a semana que vem após o presidente apresentar febre e alterações em exames laboratoriais na última quarta (6). Ele passou por uma cirurgia em 28 de janeiro para a retirada da bolsa de colostomia e religação do trânsito intestinal.

Saiba mais: Alinhada a Bolsonaro, Petrobras avalia cortar patrocínios culturais

“Foi realizado um ajuste na antibióticoterapia e mantidos os demais tratamentos. Continua sem dor, com sonda nasogástrica, dreno no abdome e recebendo líquidos por via oral em associação à nutrição parenteral”, diz o boletim. “Por ordem médica, as visitas permanecem restritas.

O porta-voz Otávio do Rêgo Barros disse que “o estado de saúde do presidente é o esperado dentro desse pico térmico que ele acometeu na noite de ontem. Por precaução, os médicos fizeram exame de imagem, incluso tomografia por contraste. O pulmão tinha uma imagem que era compatível com pneumonia“.

“O presidente vem recebendo administração de antibiótico de amplo espectro. Médicos optaram por acrescentar uma nova medicação. Esta ação vai debelar essa pneumonia que foi encontrada em seu pulmão”, afirmou Barros. Segundo ele, a temperatura da febre de Bolsonaro chegou a 38ºC. “Fizeram exames viral e bacteriano e descartaram o viral. Trata-se de uma causa bacteriana”.

Saiba mais: Após críticas, promotor abre mão de investigar Flávio Bolsonaro

Íntegra do boletim médico do Hospital Albert Einstein

“São Paulo, 7 de fevereiro de 2019.

O excelentíssimo Presidente da República, Jair Bolsonaro, permanece internado na Unidade Semi-Intensiva do Hospital Albert Einstein. Apresentou, ontem à noite, episódio isolado de febre sem outros sintomas associados, foi submetido à tomografia do tórax e abdome que evidenciou boa evolução do quadro intestinal e imagem compatível com pneumonia.

Foi realizado um ajuste na antibióticoterapia e mantidos os demais tratamentos. Continua sem dor, com sonda nasogástrica, dreno no abdome e recebendo líquidos por via oral em associação à nutrição parenteral. Hoje, realizou exercícios respiratórios e caminhou no corredor.

Por ordem médica, as visitas permanecem restritas.”

Guilherme Caetano

Compartilhe sua opinião