Balanços da semana

Bolsonaro diz que fechou acordos de facilitação de comércio com os EUA

O presidente Jair Bolsonaro afirmou, nesta segunda-feira (19), que fechou um acordo triplo privado de comércio com os Estados Unidos “há alguns dias atrás”. A declaração foi dada em discurso gravado para o evento “US-Brazil Connect Summit”, organizado pela Câmara de Comércio dos Estados Unidos. Os três acordos citados por Bolsonaro são de facilitação do comércio, de melhores práticas regulatórias e anticorrupção.

O presidente brasileiro afirmou que sua relação com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, melhorou a relação entre os dois países e a elevou ao melhor patamar da história.

Bolsonaro salientou também o papel dos investimentos americanos no País e falou sobre a oportunidade do Programa de Parceira de Investimentos (PPI) para aportes dos Estados Unidos.

O presidente disse, ainda, em seu discurso gravado, que o Brasil continuará tocando sua agenda de reformas, depois da aprovação da reforma da previdência. Segundo Bolsonaro, a reforma administrativa é o próximo objetivo de seu governo, em linha com a reforma tributária.

Suno One: acesse gratuitamente eBooks, Minicursos, Artigos e Video Aulas sobre investimentos com um único cadastro. Clique para saber mais!

O chefe do governo afirmou que a reforma tributária vai trazer um sistema “mais racional” para investidores nacionais e internacionais. O presidente brasileiro falou também que o governo está focado na promoção do comércio exterior.

Sobre isso, Bolsonaro citou a iniciativa da abertura do mercado de gás. Em suma, o presidente reforçou que Brasil e EUA podem avançar em agenda em comum, além de falar sobre um novo acordo comercial. “Para futuro, queremos uma abrangente acordo comercial com os EUA”, disse Bolsonaro.

Bolsonaro afirmou que conta com o apoio dos EUA para entrar na OCDE

O presidente brasileiro também falou sobre a entrada do Brasil na OCDE. Segundo Bolsonaro, o Brasil está se esforçando de maneira política e técnica para acessar a Organização de Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). De acordo com o mandatário, o País conta com o apoio dos Estados Unidos para o acesso à OCDE.

“É mais uma evidência do compromisso e da responsabilidade da importância do nosso país para o sistema internacional”, encerrou Bolsonaro.

Com informações do Estadão Conteúdo

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-1.png

Juliano Passaro

Compartilhe sua opinião