Balanços da semana

Bolsas europeias fecham em queda após novo capítulo da Guerra Comercial

As bolsas europeias encerraram em queda nesta terça-feira (3), o motivo principal foi em decorrência do aumento das tensões comerciais entre os EUA e a China. Na última segunda-feira (2), os chineses formalmente se queixaram na Organização Mundial do Comércio (OMC) sobre as tarifas dos norte-americanos.

Os índices das bolsas europeias fecharam nesta terça em queda de:

  • o índice DAX, relacionado à bolsa de Frankurt, caiu 0,36%, a 11.910,86 pontos.
  • o índice Stoxx 600 encerrou a 379,81 pontos com queda de 0,23%.
  • o índice relacionado a Paris, o CAC 40, fechou a 5.446,07 pontos com recuo de 0,36%
  • o FTSE 100, índice de Londres, encerrou em baixa de 0,19%, a 7.268,19 pontos.

De manhã, a libra atingiu a maior minima em 34 anos, em relação ao dólar. Boris Johnson, primeiro-ministro do Reino Unido, ameaçou expulsar membros do seu partido que não votarem a favor de suas propostas.

Após o governo perder a maioria no Parlamento com a mudança de partido do conservador Phillip Lee, que se transferiu ao Partido Liberal Democrata, a libra recuperou o que havia perdido, contudo, ainda fechou em queda de -0,012% nesta terça.

A perda da maioria do governo faz com que a possibilidade de uma saída do Reino Unido da União Europeia, sem um acordo, diminua. Na quarta (4), o Parlamento votará um adiamento da saída britânica da UE.

Guerra comercial

A China divulgou que entrará com um processo na Organização Mundial do Comércio (OMC) contra as tarifas impostas pelos Estados Unidos, na guerra comercial. A informação foi divulgada na ultima segunda (2) por meio de um comunicado do Ministério do Comércio chinês.

As novas tarifas, de US$ 300 bilhões sobre produtos chineses, impostas pelo governo norte-americano entraram em vigor no último domingo (1). A OMC deverá analisar o pedido da China com base no contexto da guerra comercial.

A medida do chineses, e a incerteza comercial gerada pela mesma, fez com que as bolsas europeias recuassem nesta terça-feira.

Rafael Lara

Compartilhe sua opinião