Bolsas da Europa recuperam perdas com China, EUA e indicadores

A bolsas da Europa recuperaram ao final das negociações desta sexta-feira (04) as perdas acumuladas nos últimos dias.

As Bolsas Valores da Europa registraram resultados positivos depois da divulgação dados do setor de trabalho dos Estados Unidos. Além disso, as negociações marcadas entre EUA e China e os indicadores dos PMIs da Zona do Euro e da União Europeia também foram destaques positivos.

Saiba mais: Ações e moedas recuam por causa de resultado negativo da Apple 

No final do dia, os principais indicadores das bolsas europeias ficaram assim:

  • o Stoxx Europe 600 ficou em queda de 0,98% aos 333.92;
  • o FTSE-MIB (Milão) ficou em queda de 0,61% a 18.218;
  • o Ibex 35 (Madri) ficou em queda de 0,31% a 8.523;
  • o DAX 30 (Frankfurt) ficou em queda de 1,55% a 10.416;
  • o FTSE-100 (Londres) ficou em queda de 0,62% a 6.692;
  • o CAC 40 (Paris) ficou em queda 1,66% a 4.611;
  • o PSI-20 (Lisboa) subiu 0,11% aos 4.746.

Temores de uma desaceleração global

Os sinais de uma desaceleração econômica global levara a uma queda dos mercados globais nos últimos dias. Ontem as bolsas registraram fortes perdas após a Apple Inc revisar para baixo as projeções de vendas. O CEO da empresa norte-americana, Tim Cook, atribuiu o resultado às vendas fracas do iPhone e redução dos gastos dos consumidores chineses. Isso gerou o temor que os efeitos da guerra comercial travada entre China e EUA tivesse chegado até os consumidores chineses.

No entanto, foram divulgadas boas notícias sobre a economia chinesa na sexta-feira. O setor de serviços da China cresceu a uma taxa ligeiramente mais rápida em dezembro. O resultado foi divulgado com o índice de gestores de compras de serviços da Caixin China.

Por outro lado, o governo de Pequim informou que as negociações comerciais entre a China e os Estados Unidos devem ser retomadas na segunda-feira (07).

Já nos Estados Unidos, ontem à noite, a Câmara controlada pelo Partido Democrata aprovou um pacote de gastos. O objetivo é superar o bloqueio do governo federal gerado pelo confronto entre o Congresso e o presidente Donald Trump. O mandatário quer US$ 5,6 bilhões para financiar o muro na fronteira, ou não assinará o orçamento de 2019. Por outro lado, a presidente da Câmara, Nancy Pelosi, disse que o muro é uma imoralidade, e que não vai conceder esse financiamento.

Em Londres, o índice principal da Bolsa Valores subiu antes da volta aos trabalhos do Parlamento do Reino Unido. A previsão é que possa ser reaberta una nova nova rodada de negociações sobre o Brexit junto com as autoridades europeias.

Os papeis de mineração e energia estavam tendo um bom desempenho. As ações da Antofagasta PLC subiram pouco mais de 4%. As da Glencore PLC e da Anglo America ganharam 3%.

Na Europa, os resultados do indicador IHS Markit Eurozone PMI Composto ficaram próximos da marca de 50,0. Isso mostra uma ausência de mudanças em dezembro.

No Reino Unido, o índice IHS Markit/CIPS do setor de Serviços ficou em 51,2, acima da marca de 50,0 e também acima da estimativa de 50,7. Por isso, as Bolsas Valores da Europa celebraram fechando em alta.

Carlo Cauti

Compartilhe sua opinião