Ibovespa opera queda com cenário externo no radar

O Ibovespa opera em queda nesta quarta-feira (7) com guerra comercial e destaques da reforma da Previdência no radar.

Por volta das 10h30, o Ibovespa registrava queda de -1,38% alcançando 100.753,22 pontos. O mercado nacional está preocupado com o desdobramento da guerra comercial que tem afetado a Bolsa de Valores.

Além disso, segue no radar dos investidores a aprovação em segundo turno da reforma da Previdência de olho nos destaques que serão discutidos nesta quarta, às 11h.

Guerra comercial

A guerra comercial tem preocupada a equipe econômica brasileira. O secretário de Política Econômica, Mansueto Almeida, afirmou ao “Jornal de Brasília” que a desvalorização do yuan chinês frente ao dólar não é nada bom para o Brasil. Dessa forma, a equipe na última terça-feira (5) fez uma reunião de emergência.

De acordo com o assessor econômico da Casa Branca, Larry Kudlow, o presidente Donald Trump quer continuar as tratativas para encerrar a guerra comercial entre os dois países.

Na última segunda-feira (5), o Banco Central da China decidiu desvalorizar o yuan em seu menor nível desde 2008. A decisão da autoridade central monetária chinesa foi feita em resposta aos impostos alfandegários que os EUA disseram que iriam impor sobre o país asiático a partir de setembro.

Saiba Mais: Guerra comercial entre EUA e China pode beneficiar exportação brasileira

A moeda da China superou a marca de 7 yuan por dólar. A decisão do Banco Central chinês gerou uma onda de vendas na Bolsa de Valores de Nova York. Os principais mercados globais também foram afetados pela medida, fechando no vermelho.

O governo chinês quer tentar anular o efeito dos novos impostos alfandegários decididos pelos Estados Unidos. Essa alteração no câmbio poderia provocar novas retaliações por parte de Washington.

Com tudo isso, os mercados globais temem uma guerra cambial entre as duas potências, o que ocasionaria uma desaceleração na economia mundial.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-2-1.png

Reforma da Previdência

O Plenário da Câmara dos Deputados aprovou em segundo turno o texto-base da reforma da Previdência na noite da última terça-feira (6). Foram 370 votos a favor, 124 contra e uma abstenção.

A votação da proposta de emenda à Constituição da reforma da Previdência teve duração de cinco horas e meia. Para esta quarta-feira (7), o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, marcou a sessão às 11h, para análise dos destaques.

Saiba Mais: Reforma da Previdência é aprovada com 370 votos favoráveis e 124 contra

Os partidos contra a aprovação da reforma da Previdência anunciaram que apresentarão oito destaques com o intuito de retirar ao menos quatro itens do texto da proposta.

Última cotação do Ibovespa

Na última sessão, terça-feira (6), o Ibovespa encerrou em alta de 2,06% com 102.163,688 pontos.

Poliana Santos

Compartilhe sua opinião