Boeing suspende entregas de 737 MAX 8 após acidentes

A Boeing vai suspender as entregas programadas do modelo 737 MAX 8. O modelo é o mesmo que caiu na Etiópia no último domingo (10).

Um porta-voz da Boeing afirmou que a empresa não alterou a sua taxa de produção de 52 aeronaves por mês. Nesta quinta-feira (14), a empresa já determinou a suspensão temporária das operações globais do modelo 737 Max 8.

Saiba mais: Anac manda suspender voos com modelo 737 Max 8 da Boeing

A Boeing disse que chegou à decisão de suspender a aeronave após consultar as autoridades de aviação dos Estados Unidos. Mais cedo, o próprio presidente Donald Trump havia determinado a suspensão dos voos do 737 Max 8, a despeito da manutenção das operações por parte da agência federal de aviação americana.

A ação presidencial foi feita após o ministro dos Transportes canadense ter anunciado que o sistema de satélites do país detectou semelhanças na queda do avião na Etiópia e no desastre ocorrido em outubro, na Indonésia, em que o 737 Max também estava envolvido.

Saiba mais: Donald Trump anuncia proibição de voos com Boeing 737 Max 8 nos EUA

Desde o domingo, quando China e Indonésia anunciaram que nenhum avião desse modelo poderia decolar em seus países, dezenas de outros seguiram na mesma direção. No Brasil, a Gol suspendeu seu uso no dia seguinte, antes mesmo de a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) determinar a proibição.

Única companhia brasileira a operar o 737 Max 8, a Gol sofreu perdas na Bolsa de Valores após o acidente. Além de possuir aeronaves do modelo, pesou contra a empresa o fato de já ter encomendado outros 133 aviões do mesmo tipo com a Boeing. A entrega se daria nos próximos anos.

Saiba mais: Norwegian irá pedir compensação econômica à Boeing por conta de 737 Max 8

A Boeing informou na terça (12) que vai fazer mudanças no sistema de software de pilotagem do 737 Max. Segundo investigações, uma falha no sistema da aeronave pode ter provocado a queda de ambos os aviões, na Etiópia e na Indonésia. Enquanto não se chega a uma conclusão, as companhias aéreas de todo o mundo decidiram suspender as operações com esse modelo.

Renan Dantas

Compartilhe sua opinião