Boeing se confirma maior fabricante de aviões do mundo em 2018

O gigante aerospacial Boeing se confirmou o maior fabricante de aviões do mundo em 2018.

A empresa norte-americana anunciou na última terça-feira (8) que entregou 806 aeronaves no ano passado. Um recorde que garantiu para a Boeing o primeiro lugar no mundo pelo sétimo ano seguido. Em segundo lugar ficaram os europeus da fabricante de aviões Airbus.

A Boeing conseguiu superar problemas na cadeia de fornecedores e respeitar a meta estipulada na entrega de aviões. Durante o ano passado a empresa enfrentou atrasos com seus fornecedores de fuselagem e motores.  Entretanto, por causa desses atrasos a fabricante não atingiu a meta de entrega de 810 a 815 aeronaves prevista para 2018.

“Além da demanda atual pelo 737 MAX, vimos vendas fortes em cada um de nossos modelos de aviões de dois corredores”, declarou Ihssane Mounir, vice-presidente sênior da Boeing.

Após o anúncio do resultado, as ações da fabricante subiram 3,79% na Bolsa Valores de Nova York.

Graças a esse resultado positivo a Boeing se prepara a enfrentar o aumento da demanda por aviões em 2019. Essa tendência seria o resultado do amento das viagens aéreas em nível internacional.

Airbus fica atrás

A Airbus, rival da Boeing, entregou somente 800 aeronaves no ano passado. A empresa europeia também alcançou a meta de entregas, mesmo se há algumas semanas esse resultado parecia muito improvável.

Em um comunicado, a fabricante europeia confirmou o total de aviões entregues. As ações da empresa chegaram a registrar uma alta de 6% com a notícia.

Assim como a Boeing, também a Airbus enfrentou dificuldades em sua cadeia de fornecedores e atrasos registrados em suas plantas. Entretanto, a empresa europeia conseguiu alcançar a meta somente graças a parceira Bombardier. A empresa canadense entregou um número não especificado de aviões CSeries, salvando o resultado da Airbus.

Carlo Cauti

Compartilhe sua opinião