Grana na conta

BNP Paribas diz que 10 países emergentes devem cortar juros neste mês

O BNP Paribas afirmou que as autoridades monetárias de pelo menos dez países devem cortar os juros ainda neste mês. A ideia é apoiada pela recente redução de juros do Federal Reserve dos Estado Unidos.

De acordo com Marcelo Carvalho, chefe global de pesquisa para mercados emergentes e Luiz Eduardo Peixoto, economista para mercados emergentes do BNP Paribas, a estimativa é de que ao menos dez bancos cortem suas taxas de juros ainda neste mês. Além disso, os especialistas afirmaram que 15 bancos ainda devem fazer isso até o final de 2019.

Segundo os especialistas, alguns dos países que devem diminuir a taxa de juros são:

  • Turquia (375 pontos base)
  • Egito (150 pontos base)
  • Brasil (100 pontos base)

Por meio de um comunicado online, os analistas afirmaram que a inflação baixa e as prévias de desaceleração do crescimento foram responsáveis por uma grande quantidade de cortes de taxas em mercados emergentes.

Veja também: Ministério da Economia estima alta de 0,847% no PIB em 2019

Campos Neto fala sobre corte de juros no Brasil

O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, afirmou na noite da última segunda-feira (9) que o bom cenário para o caminhar da inflação deve possibilitar novos cortes na taxa básica de juros. O executivo salientou, porém, que o banco tem feito alterações cautelosas em relação a política monetária, para permanecer com credibilidade em suas decisões.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-1.png

“A consolidação do cenário benigno para inflação prospectiva deve permitir ajuste adicional no nível de estímulo”, destacou Campos Neto ao falar sobre o futuro próximo da política monetária no Brasil. Nesta terça-feira (10), o presidente do BC irá dar uma palestra em Londres, na Inglaterra, para tratar também do assunto.

A taxa de juros está em 6% ao ano atualmente. Entre os dias 17 e 18 deste mês ocorrerá uma reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) para uma nova decisão sobre a taxa de juros.

Juliano Passaro

Compartilhe sua opinião