BNDES espera ficar com até 25% do socorro às elétricas

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) espera ficar com 20% e 25% dos empréstimos de socorro às companhias elétricas em meio à pandemia do novo coronavírus (covid-19). As informações foram publicadas originalmente pelo “Estadão Conteúdo”.

Uma fonte familiarizada com o assunto informou neste domingo (24) que o BNDES ainda procura outras instituições financeiras para o sindicato de bancos responsável pela operação, o que poderia reduzir essa fatia.

Esse sindicato de bancos espera disponibilizar os recursos na segunda quinzena de junho, segundo a fonte. O banco de desenvolvimento, por sua vez, entrará com, no máximo, R$ 3,9 bilhões, visto que o teto do financiamento será de R$ 15,5 bilhões.

BNDES: modelo de socorro à elétricas está perto de ser concluído

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) deve apresentar a edição de uma resolução na próxima terça-feira (26), na reunião ordinária do órgão. Nesta, deve abrir consulta pública de uma semana para, então, aprovar a resolução.

Veja também: Garanta acesso gratuito à eBooks, Minicursos, Artigos e Video Aulas com um único cadastro. Clique para saber mais!

O modelo irá trazer o teto para o valor total da operação, bem como a divisão por empresa. Vale destacar que o total de financiamento poderá ser inferior ao teto, visto que dependerá dos pedidos de cada companhia.

O sindicato coordenado pelo BNDES irá incluir, pelo menos, o:

O BNDES deve iniciar, ainda nesta última semana de maio, um road show para apresentara o projeto a outras instituições financeiras. Dessa forma, para a diretoria da instituição de fomento, a atração de mais bancos reduziria sua fatia no total da operação e, ainda, poderia diminuir os juros cobrados das empresas.

Saiba mais: BNDES: Modelo de auxílio às elétricas está perto de ser concluído

As negociações sinalizavam para juros e spreads em torno de Certificados de Depósitos Interbancários (CDIs) mais 2% a 2,5% ao ano. O modelo final da operação, no entanto, deverá surgir somente do road show do BNDES, segundo a fonte.

Arthur Guimarães

Compartilhe sua opinião