Balanços da semana

BNDES habilita 22 bancos para trabalharem com Peac

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Financeiro (BNDES) credenciou 22 bancos para trabalharem com o Programa Emergencial de Acesso a Crédito (Peac). O programa feito em parceria com o Ministério da Economia, tem o intuito de apoiar pequenas e médias empresas a obterem crédito durante a pandemia do novo coronavírus (Covid-19). A informação foi divulgada nessa quinta-feira (16).

Alguns dos bancos e instituições de desenvolvimento que o BNDES habilitou são:

  • Itaú Unibanco;
  • Bradesco;
  • Santander Brasil;
  • BTG Pactual;
  • Desenvolve SP;
  • BDMG;
  • Desenbahia.

Suno One: acesse gratuitamente eBooks, Minicursos, Artigos e Video Aulas sobre investimentos com um único cadastro. Clique para saber mais!

De acordo com uma pesquisa divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nessa quinta-feira, 522.700 empresas fecharam no Brasil devido as medidas de distanciamento social adotadas para conter a Covid-19.

Além disso, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) realizou um estudo em abril e apontou que, na época, cerca de 3 milhões de empresas já haviam demitido 9 milhões de funcionários. A entidade destacou que grande parte dos empreendimentos brasileiros está tendo dificuldade em conseguir empréstimos nas instituições financeiras.

Peac oferece garantia de 80% à bancos que concedem crédito

O Peac é um programa que busca apoiar pequenas e médias  empresas a obterem financiamentos e empréstimos. O programa ainda oferece 80% de garantia para a instituição financeira que concede o crédito.

O programa foi instituído através de uma medida provisória, no início de junho e tem vigência até o fim do ano.

Além disso, o valor mínimo de empréstimo garantidos do programa é de R$ 5 mil, sendo o máximo R$ 10 milhões, por empresa por instituição financeira.

Veja também: Bancos dos EUA se preparam para novas turbulências devido ao covid-19

Em relação a taxa de juros , o site do BNDES, explica que essa pode ser negociada entre as empresas e os bancos, apesar de não poder ser maior que 1,2% ao mês “sob pena de redução da cobertura do programa”.

Laura Moutinho

Compartilhe sua opinião