BNDES selecionará 8 bancos coordenadores na oferta da Petrobras até a próxima semana

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) irá selecionar oito bancos coordenadores para a venda de uma fatia das ações da Petrobras (PETR3; PETR4) que a instituição possui. Os bancos devem ser escolhidos até a semana que vem. A estimativa é de que a operação completa seja realizada até março do ano que vem.

O BNDES detém aproximadamente 19% das ações preferenciais e 10% das ordinárias da estatal. No total, o valor chega a quase R$ 56 bilhões. É importante destacar que o banco não irá se desfazer de todas as ações em 2020.

Os bancos devem apresentar as propostas ao BNDES até a quarta-feira (18). No dia em questão, será escolhido o coordenador líder da proposta. A primeira reunião com os bancos coordenadores, denominada de “kick off”, acontecerá na sexta-feira (20). Vale destacar que o primeiro lote de venda dos papéis da petroleira irá acontecer nos primeiros meses do ano. O BNDES tem como objetivo, com esta movimentação, iniciar a diminuição de sua carteira de ações.

BNDES comunica Petrobras sobre venda das ações

A Petrobras comunicou, na última sexta-feira (13), que recebeu um documento do BNDES em que a instituição informa sua intenção de venda de até 100% das ações ordinárias de emissão da Petrobras. A operação deve ser feita via oferta pública de distribuição secundária de ações.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-2-1.png

A oferta pública teria esforços amplos de distribuição no Brasil e no exterior, informa o fato relevante divulgado pela Petrobras nesta sexta. O BNDES informou que já iniciou um processo seletivo para a contratação de assessores para a realização da operação. Ademais, o banco também deu início a estudos para detalhar seus termos e condições, “incluindo a quantidade de
ações de emissão da companhia objeto da Transação e o seu cronograma”.

“Dessa forma, o BNDES solicita a cooperação da companhia e de seus executivos, com vistas à implementação da Transação, incluindo a disponibilização das informações e documentos necessários à consecução da Transação, nos termos do artigo 47 da Instrução no 400/2003 da Comissão de Valores Mobiliários”, informou a Petrobras.

Juliano Passaro

Compartilhe sua opinião