BMW e Mercedes-Benz fazem acordo para produzir carros autônomos

O Grupo BMW e a Daimler AG, dona da Mercedes-Benz, selaram um acordo de cooperação para o desenvolvimento de carros autônomos, nesta quinta-feira (28).

Tanto BMW quando a Mercedes-Benz tem por objetivo desenvolver tecnologias para que seus veículos autônomos alcancem o nível 4 da Sociedade de Engenheiros Automotivos (SAE) em automação.

Dessa forma, com base na SAE, os veículos ficariam apenas um nível abaixo da automação total. No entanto, as novas tecnologias devem retirar em quase 100% o motorista do comando do veículo.

A previsão é de que os primeiros veículos autônomos de nível 4 passem a ser comercializados na próxima década.

Atualmente, os sistemas mais avançados estão presentes no Audi A8, que trabalha com o nível 3 de automação. Nesse nível, a condução é automaticamente feita pelo veículo em determinadas condições de uso.

Saiba mais: Mercedes lançará linha de carros movidos à bateria

Saiba mais: Ford e Volkswagen anunciam aliança global

Mercedes e BMW

Mesmo com a nova parceria entre as fabricantes de automóveis, os projetos de carros autônomos já existentes entre ambas as companhias não serão inclusos na aliança.

Em 2017, o grupo Daimler fez seu principal investimento tecnológico com o desenvolvimento do caminhão elétrico semiautônomo.

O grupo já se uniu com a Uber para a produção de carros autônomos. Além disso, já foi realizada uma parceria com a Bosch para a produção de estacionamento e frota de táxis, ambos autônomos.

No entanto, a BMW também possui outros projetos no setor. A criação de uma motocicletas com níveis de autonomia que tenta evitar acidentes de trânsito é um exemplo. O objetivo da empresa não era criar uma motocicleta totalmente autônoma, mas sim um veículo que auxiliasse na segurança do condutor.

A parceria para a produção de carros autônomos não foi a única da empresa. A primeira aliança entre BMW e Mercedes-Benz aconteceu em março do ano passado, com o objetivo de unir serviços para o compartilhamento de carros e realizar corridas por aplicativos.

Renan Bandeira

Compartilhe sua opinião