BlackRock prevê mudanças na economia global após a pandemia

Nessa segunda-feira (30) o executivo-chefe da BlackRock, Larry Fink, indicou os efeitos econômicos, as mudanças no mundo e na economia global  que podem ser causados pela crise do coronavírus (Covid-19). O anuncio foi feito através da carta anual para os investidores da agência.

“Em 44 anos no mundo das finanças, nunca vivi uma experiência parecida”. “A pandemia tem impactado os mercados financeiros com uma rapidez e ferocidade normalmente vistas apenas em uma crise financeira clássica”. Disse o representante da BlackRock.

Em relação a tecnologia, o executivo salientou que “a maior mudança para as gestoras de recursos será como vamos usar a tecnologia. No futuro, as gestoras terão de ser tão boas no uso da tecnologia quanto uma empresa de tecnologia”.

Além disso, Fink informou que a população vai repensar fundamentalmente a maneira como trabalha, compra, viaja e se reúne.

Leia também: Coronavírus e Mercado Financeiro | Saiba quais oportunidades você pode estar perdendo

“Acredito que o pensamento de longo prazo nunca foi tão essencial como hoje. Companhias e investidores com um forte senso de propósito e uma abordagem de longo prazo estarão aptos a navegar por esta crise e suas consequências”. disse o CEO na carta.

Fink ainda acrescentou que acredita na mudança de pensamento dos investidores “para alguns clientes, a recente onda de vendas criou uma oportunidade de rebalancear em ações”, e completou “de fato, muitos de nossos clientes – mesmo aqueles com pesada alocação em renda fixa devido aos perfis de risco – estão olhando para aumentar a alocação em ações neste mercado.”

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/03/1420x240-Banner-Home-3.png

O representante da BlackRock disse que os portfólios são a abordagem mais importante atualmente, levando em consideração o “ambiente atual de taxas nas mínimas históricas”. “Isso muda fundamentalmente o horizonte de distribuição nos anos a seguir” acrescentou ele.

BlackRock diz que investidor deve pensar no longo prazo

a gestora afirmou, em relatório divulgado no início do mês, que o investidor deve se manter com a cabeça no longo prazo para evitar surpresas desagradáveis em meio a atual tormenta, com foco em empresas “de qualidade, caixa e sustentabilidade”.

“Este é um momento para os investidores manterem uma perspectiva de longo prazo. O melhor profundidade e duração do impacto econômico do coronavírus são altamente incerto, mas ainda acreditamos que o choque deve ser temporário, pois o surto acabará se dissipando e a atividade econômica se normalizará”, disse a gestora, em relatório.

Além disso, para a BlackRock, apesar de a movimentação do mercado relembrar a crise financeira de 2008, a economia atual tem uma base mais sólida.

Laura Moutinho

Compartilhe sua opinião