ReclameAqui recebe 8,8 mil reclamações na Black Friday; fast-food lidera ranking

O site ReclameAQUI informou que recebeu 8.830 reclamações referente à Black Friday. Segundo o site, esse volume supera em 57,6% as reclamações de 2018, quando foram registraram 5,6 mil queixas.

Durante a Black Friday, a B2W, controladora da Americanas, Submarino e Shoptime, liderava o ranking das queixas. No entanto, nas horas finais da última sexta-feira (29) o Burger King e o McDonald’s conquistaram  o primeiro lugar.

Desse modo, por volta das 22h o Burger King e o McDonald’s, as duas maiores redes de fast-food do Brasil, protagonizaram uma virada indesejável na sexta-feira de promoções. Confira as dez empresas que mais tiveram reclamações:

  1. Burger King Brasil: 545 reclamações
  2. McDonald’s: 491 reclamações
  3. Méliuz: 321 reclamações
  4. Americanas: 313 reclamações
  5. MercadoPago: 249 reclamações
  6. KaBuM!: 201 reclamações
  7. Carrefour: 196 reclamações
  8. Magazine Luiza: 192 reclamações
  9. Casas Bahia: 190 reclamações
  10. Ame Digital: 169 reclamações.

Entre as reclamações registradas pelo ReclameAQUI, a mais frequente foi sobre a propaganda enganosa. A segunda foi problemas na finalização da compra; seguida pela divergência de valores.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-4.png

Vejas os principais problemas noticiados ao site:

  1. propaganda enganosa: 33,57%
  2. problemas na finalização da compra: 11,25%
  3. divergência de valores: 7,89%
  4. atraso na entrega: 5,84%
  5. estorno do valor pago: 4,8%

Procon notifica BK e Mc por problemas na Black Friday

O Procon-SP notificou na última sexta as redes de fast-food Burger King e McDonald’s por causa do aplicativo do Mercado Pago. A publicidade veiculada informava que o consumidor só teria direito a oferta caso fosse realizada pelo aplicativo.

Porém, segundo o Procon, as equipes de fiscalização verificaram que “várias lojas das referidas lanchonetes estavam com o sistema inoperante. Assim, o consumidor não consegue adquirir o lanche pelo valor promocional ofertado”.

Em resposta, o Mercado Pago pediu desculpas aos clientes e estendeu o horário de atuação, até as 23h59 da última sexta-feira.

Confira Também: Black Friday: a guerra entre as redes de fast-food

“Pedimos desculpas aos nossos clientes e informamos que estamos tomando todas as medidas cabíveis para evitar que essa situação se repita”, informou o aplicativo.

Por sua vez, o McDonald’s informou que “devido ao grande volume de acessos algumas ofertas sofreram instabilidade. Preparamos a Méqui Friday usando nosso app e outras parcerias a fim de celebrar a data com nosso clientes”.

E o Burger King confirmou a instabilidade no aplicativo mas manteve a oferta de “6 sanduíches o por R$ 15 e 3 sanduíches por R$5 para todos os meios de pagamento, em todos os restaurantes participantes” da Black Friday.

Poliana Santos

Compartilhe sua opinião