Biosev confirma ‘tratativas preliminares’ com a Raízen

A Biosev (BSEV3) confirmou na noite da última quarta-feira (9) que está em “tratativas preliminares” com a Raízen Energia, joint venture formada por Cosan e Shell, “que poderão, eventualmente, resultar em uma combinação de seus negócios”. A empresa do setor sucroenergético confirmou também que iniciou discussões com bancos credores sobre possível readequação de parte de seu endividamento.

“No entanto, até a presente data, não há qualquer acordo ou proposta vinculante acerca de potencial transação com a Raízen, nem mesmo aprovação corporativa para sua realização, tampouco definição sobre as estruturas a serem eventualmente adotadas tanto para eventual transação como para a readequação do endividamento da Biosev”, disse a empresa, ressaltando que não há garantias sobre a efetivação das conversas.

Na quarta, os papéis da Biosev encerraram cotadas a R$ 5,16, representando alta de 21,99% após o anúncio de que a Raízen está em processo de negociações com a finalidade de comprar a Biosev. Segundo a agência de notícias “Bloomberg”, essa operação prevê uma reestruturação de dívida e uma troca de ações.

Suno One: acesse gratuitamente eBooks, Minicursos, Artigos e Video Aulas sobre investimentos com um único cadastro. Clique para saber mais!

Segundo fontes, além da reestruturação de dívida, o acordo deve permitir que a Biosev tenha uma participação minoritária na Raízen. O possível acordo com a empresa brasileira de açúcar e combustíveis poderia ser uma solução para o endividamento da Biosev, que ocorreu principalmente devido a redução pela demanda por etanol.

A Biosev teve prejuízo líquido recorde de R$ 1,55 bilhão no ano-safra encerrado em março, sendo seu nono resultado negativo consecutivo. Enquanto a sua dívida teve um aumento de 22% em relação ao ano anterior devido à desvalorização cambial.

Essa operação seria a maior da história da Raízen.

Sobre a Biosev

A Biosev é uma das líderes do setor sucroenergético, a empresa produz açúcar, etanol e energia. Com matriz situada na cidade de São Paulo, possui 8 unidades agroindustriais em operação nas regiões Sudeste e Centro-Oeste e um terminal no porto de Santos (SP).

A companhia tem capacidade anual de processamento de 31,6 milhões de toneladas de cana-de-açúcar.

A Biosev comercializa seus produtos em mais de 30 países da América do Norte, Europa, Ásia, Oriente Médio, Oceania e África. Desde 2013, quando abriu o capital, suas ações são negociadas no segmento Novo Mercado da B3 (Bolsa Balcão Brasil)

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-3.png

Com informações do Estadão Conteúdo

Poliana Santos

Compartilhe sua opinião