BioNTech compra unidade para elevar produção de vacinas na UE

A empresa alemã de biotecnologia BioNTech fechou um acordo para comprar uma unidade de produção especializada da companhia suíça Novartis, com o objetivo de entregar mais 500 milhões de doses adicionais de sua vacina contra a covid-19 neste ano.

A BioNTech informou que a planta já atende ao padrões europeus de fabricação e deve estar operacional a partir da primeira metade de 2021. A aquisição, cujo valor não foi divulgado, dará à empresa alemã e à parceria norte-americana Pfizer a capacidade de atender toda a demanda dos pedidos antecipados de sua vacina contra o coronavírus da União Europeia (UE), assim como exportar para a China.

“Isso nos dá vários meses de vantagem”, afirmou o cofundador da BioNTech, Ugur Sahin, ao jornal “Financial Times”. “Esta é uma boa notícia para a Europa (…) não faz sentido enviar uma vacina dos EUA ”.

Suno One: acesse gratuitamente eBooks, Minicursos, Artigos e Video Aulas sobre investimentos com um único cadastro. Clique para saber mais!

A farmacêutica alemã e a Pfizer já anunciaram que suas instalações poderiam fabricar cerca de 1,3 bilhões de doses no ano que vem. A potencial vacina das empresas, que depende da tecnologia de mRNA, provavelmente exigirá duas doses por pessoa para que a imunização tenha efeito total.

BioNTech pode começar fornecimento de vacinas ainda em 2020

A companhia comunicou que espera receber aprovação regulatória de emergência das autoridades dos Estados Unidos já em outubro deste ano. A empresa ainda precisaria do sinal verde de autoridades da UE para começar a distribuição na Europa.

A BioNTech também informou que estava negociando um contrato para fornecer ao bloco europeu pelo menos 200 milhões de doses do imunizante a partir do final de 2020. A empresa comunicou que teria capacidade de produzir 750 milhões de doses por ano.

Com a aquisição da nova unidade, a farmacêutica alemã espera utilizar as instalações para produzir terapias contra cânceres e outras vacinas de seu portfólio.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Controle-de-Investimentos.png

Arthur Guimarães

Compartilhe sua opinião