Bill Gross se aposenta após quatro décadas no mercado das obligações

O administrador de títulos Bill Gross anunciou nesta segunda-feira (4) sua aposentadoria aposenta da Janus Henderson.

O veterano Bill Gross, figura quase lendária no mercado financeiro, irá se aposentar do fundo Janus Henderson. Gross, 74 anos, decidiu se concentrar em administrar seus ativos pessoais e sua fundação de caridade. Ele termina assim uma carreira de quatro décadas no setor de finanças.

Mais de 40 anos gerenciando títulos

“Eu tive um passeio maravilhoso por mais de 40 anos na minha carreira – tentando sempre colocar os interesses dos clientes em primeiro lugar, inventando e reinventando o gerenciamento de títulos ativos ao longo do caminho”, informou Gross em um comunicado, “Tantos amigos e associados em minhas duas empresas para agradecer – nada é possível sem uma equipe trabalhando em conjunto com um interesse comum”.

“Aprendi desde cedo que sem um cliente não pode haver franquia. Eu estou fora – deixando este porto para outro destino com grandes esperanças, céus ensolarados e mares suaves!”, explicou o executivo.

Gross deixará a gestora de ativos no dia 1º de março depois de quase 5 anos na empresa. Na Janus Henderson, Gross administrava os fundos Global Unconstrained Bond, domiciliados nos Estados Unidos e na Irlanda, e as estratégias relacionadas. Entretanto, seus retornos anualizados de menos de 1% não conseguiram manter seu histórico altos retornos de longo prazo.

A empresa informou que sua equipe global de renda fixa macro assumirá a administração dos portfólios de Gross. Nick Maroutsos, codiretor de títulos globais e gerente de portfólio da Janus Henderson, se tornará gerente de portfólio dos fundos Global Unconstrained Bond, com vigência a partir de 15 de fevereiro. Na mesma data, os fundos serão renomeados Absolute Return Income Opportunities.

O executivo foi co-fundador do Pacific Investment Management Company (PIMCO) em 1971. O PIMCO foi o maior fundo de títulos do mundo, com um total de US $ 292,9 bilhões em ativos. No fundo, Gross conseguiu gerar retornos anualizados de 7,8% desde o início até o último dia. Entretanto, Gross e a PIMCO entraram em disputa judicial, e chegaram a um acordo de aproximadamente US$ 81 milhões de dólares sobre os termos de sua saída. Hoje a PIMCO é de propriedade da Allianz SE.

Carlo Cauti

Compartilhe sua opinião