Balanços da semana

Equipe de Biden confirma Janet Yellen como secretária do Tesouro dos EUA

A equipe do presidente eleito dos Estados Unidos, Joe Biden, confirmou nesta segunda-feira (30) por meio de comunicado a indicação de Janet Yellen, ex-presidente do Federal Reserve (Fed), para comandar o Tesouro dos EUA a partir do próximo ano.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-1.png

A indicação da secretária do Tesouro havia sido divulgada na semana passada pela imprensa americana, impulsionando uma alta nos mercados acionários, já que a ex-presidente do Fed deve defender mais estímulos fiscais. Yellen será a primeira mulher a comandar o Tesouro.

A ex-presidente do Fed escreveu em sua conta oficial no Twitter que os Estados Unidos enfrentam “grandes desafios como país”.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-1.png

“Para nos recuperarmos, devemos restaurar o sonho americano – uma sociedade onde cada pessoa pode atingir seu potencial e sonhar ainda mais alto para seus filhos”, afirmou Yellen. “Como secretária do Tesouro, trabalharei todos os dias para reconstruir esse sonho para todos”, acrescentou.

Além disso, o documento ainda traz as seguintes indicações:

  • Wally Adeyemo, como vice-secretário do Tesouro;
  • Neera Tanden como diretora do Escritório de Gestão e Orçamento (OMB, em inglês);
  • Cecilia Rouse como presidente do Conselho de Consultores Econômicos;
  • Jared Bernstein e Heather Boushey, como membros do Conselho de Consultores Econômicos.

Suno One: acesse gratuitamente eBooks, Minicursos, Artigos e Video Aulas sobre investimentos com um único cadastro. Clique para saber mais!

Sobre Janet Yellen

Nascida em Brooklyn, Nova York, a ex-presidente do Fed se formou em Economia pela Brown University, é doutora em economia pela Universidade de Yale e professora da Universidade da Califórnia em Berkeley. Ela é casada com o economista ganhador do Prêmio Nobel, George Akerlof.

Foi confirmada com apoio bipartidário como presidente do Fed em 2014 e como vice-presidente em 2010, recebendo 11 votos republicanos em sua confirmação de 2014, incluindo o apoio de três senadores republicanos: Richard Burr da Carolina do Norte, Susan Collins do Maine e Lisa Murkowski do Alasca.

Veja Também: EUA: Biden deve nomear Janet Yellen, ex-presidente do Fed, para Secretária do Tesouro

Foi escolhida pelo presidente Barack Obama para liderar o Fed de 2014 a 2018 e além disso, o presidente Trump considerou indicá-la para um segundo mandato, entretanto, por fim optou por Powell, para sucedê-la.

Janet Yellen havia servido anteriormente como governadora do banco central dos EUA de 1994 a 1997, fazendo uma passagem como presidente do Conselho de Consultores Econômicos da Casa Branca no final dos anos 1990.

Com informações do Estadão Conteúdo

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Controle-de-Investimentos.png

Rafaela La Regina

Compartilhe sua opinião