Bettina: Procon-SP pede que a Polícia Civil investigue a Empiricus

O Procon-SP fez um pedido à divisão de crimes contra o consumidor da Polícia Civil, para que a Empiricus Research seja investigada por publicidade enganosa e propaganda abusiva. A medida foi tomada após o vídeo “Oi, meu nome é Bettina…” viralizar nas redes sociais na última semana.

Na propaganda, Bettina Rudolph alega ter iniciado os investimentos em ações aos 19 anos, com R$ 1520,00. Após três anos investindo, Bettina afirma que acumulou um patrimônio superior a R$ 1 milhão.

Em nota, o Procon-SP afirmou que houve infração penal aos artigos 67 e 69 do Código de Defesa do Consumidor.

De acordo com o órgão, vinculado à Secretaria da Justiça e da Cidadania, o pedido foi feito ontem pelo diretor-executivo, Fernando Capez, que enviou uma representação criminal ao delegado diretor do Departamento de Polícia e Proteção à Cidadania da Polícia Civil de São Paulo (DPPC).

O Procon-SP escreveu, ainda, que “já tomou as medidas administrativas na esfera de suas atribuições”. A Empiricus já foi notificada, e deve responder a processo administrativo.

Saiba mais – Empiricus: Ministério Público abre inquérito para apurar vídeo de Bettina 

Resposta da Empiricus

Em nota, a Empiricus disse que suas campanhas “buscam criar interesse no público em conhecer melhor o mercado de ações, fundos e títulos financeiros, de modo a aplicar melhor o seu dinheiro”.

Acerca da campanha publicitária cuja protagonista é a Bettina, afirmou que “o material tinha caráter de teaser para um curso gratuito de educação financeira, feito por uma diligente equipe de 32 especialistas” e que “já esclareceu o seu conteúdo em vários dos seus canais de comunicação”.

A empresa também mencionou como exemplo segue o mercado dos Estados Unidos da América (EUA).

“A comunicação da empresa replica o modelo amplamente disseminado de publicidade de empresas de publicações financeiras dos Estados Unidos. Naquele país, o acesso a produtos financeiros é amplamente ‘desbancarizado’ e diversas empresas de conteúdo, semelhantes à Empiricus, desempenham um importante papel de educação financeira“, finalizou a nota da empresa, após a notificação do Procon-SP devido ao vídeo da Bettina.

Amanda Gushiken

Compartilhe sua opinião