Berkshire Hathaway desmente compra de ações da IRB Brasil (IRBR3)

A Berkshire Hathaway desmentiu nesta terça-feira (3) a compra de ações da IRB Brasil (IRBR3). A informação tinha sido divulgada na semana passada pelo jornal “O Estado de S.Paulo”.

“Surgiram relatos recentes na imprensa brasileira que a Berkshire Hathaway Inc. teria se tornado acionista da IRB Brasil RE. Esses relatos são incorretos. A Berkshire Hathaway não é atualmente um acionista da IRB, nunca foi acionista da IRB e não tem intenção de se tornar acionista da IRB”, salientou a empresa do megainvestidor Warren Buffett.

A nota é assinada pelo vice-presidente financeiro da Berkshire, Marc D. Hamburg, com o qual o SUNO Notícias tinha entrado em contato logo após a publicação da notícia do suposto ingresso no capital da resseguradora brasileira.

Segundo reportou o “O Estado de S.Paulo” na última semana, entre os dias 6 e 18 de fevereiro a empresa de Buffett teria dobrado sua posição na IRB. A participação da norte-americana, segundo o jornal, estaria próxima de US$ 200 milhões (cerca de R$ 900 milhões). A nota divulgada pela Berkshire desmentiu essas informações.

IRB confirmou a compra de ações por parte da Berkshire Hathaway

A IRB tinha chegado a confirmar em uma teleconferência realizada antes da abertura do mercado na última segunda-feira (2), a compra de ações por parte da Berkshire Hathaway.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-4.png

O presidente do IRB, José Carlos Cardoso, e o diretor financeiro, Fernando Passos, salientaram como a Berkshire era já cliente e retrocessionária da resseguradora brasileira. A empresa norte-americana teria aumentado sua posição acionária recentemente.

Além disso, os dois salientaram como a advogada Márcia Cicarelli, representante da Berkshire Hathaway no Brasil, tinha sido indicada no Conselho Fiscal da resseguradora brasileira. Todas essas informações tinham sido também divulgadas em exclusiva pelo “O Estado de S.Paulo”.

Confira: Coronavírus não muda visão de longo prazo, diz Warren Buffett

Cicarelli atua há mais de 25 anos na área de seguros e resseguros. Ela é sócia do Demarest Advogados, sendo responsável por casos de extrema complexidade. Atualmente, leciona no MBA da FUNENSEG – Escola Nacional de Seguros. Ela é procuradora do ressegurador eventual Berkshire Hathaway International Insurance Limited no País

Mudança turbulenta na presidência

No último dia 20 de fevereiro o presidente do conselho de administração da resseguradora, Ivan Monteiro, tinha apresentado sua renúncia. A decisão, oficialmente motivada por “razões pessoais”, teria na verdade origem no desacordo sobre a gestão da empresa entre o ex-presidente e outros executivos.

Saiba mais: CVM abre processo administrativo contra a IRB Brasil (IRBR3)

A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) abriu na última segunda-feira (2) um processo administrativo contra a IRB sobre o caso, pois a saída de Monteiro divulgada apenas o dia 28 de fevereiro. A resseguradora chegou a negar a informação, confirmando somente o dia seguinte a saída do executivo.

A autoridade de controle do mercado financeiro brasileiro já tinha aberto outros três processos administrativos contra a IRB Brasil nas últimas semanas. O procedimentos foram iniciados após a gestora Squadra tinha publicado duas cartas acusando a resseguradora de irregularidades contábeis.

Carlo Cauti

Compartilhe sua opinião