Warren Buffett negocia compra de parte relevante de ações do IRB

A Berkshire Hathaway, empresa de investimentos do norte-americano Warren Buffett, pode adquirir uma parte relevante das ações do IRB Brasil Re colocadas à venda pela Caixa.

Segundo o “Valor”, a Berkshire negocia a compra de uma parcela grande das ações que foram ofertadas pelo Fundo De Garantia de Operações de Crédito Educativo (FGEduc), gerenciado pela Caixa, na última sexta-feira (15).

A proporção a ser comprada ainda não foi definida pela empresa de Buffett. No entanto, o total disponível para ser negociado é de 8,9% avaliado em R$ 2,5 bilhões, baseado na cotação de quinta-feira (14).

A participação da empresa ficará mais clara nesta semana, uma vez que a operação será apresentada aos investidores do Brasil e do exterior. O valor das ações será definido após o processo de “bookbuilding” no próximo dia 26.

Saiba mais: Cade aprova venda da distribuidora Eletrobras Amazonas Energia

Saiba mais: Amazon não pagará impostos ao governo dos Estados Unidos

Lucro líquido IRB

O IRB registrou um lucro líquido de R$ 1,218 bilhão em 2018, aumento de cerca de 32% quando comparado ao ano anterior. Além disso, os prêmios emitidos alcançaram 6,964 bilhões, um crescimento anual de 20,4%. Dessa forma o crescimento chegou próximo ao teto das estimativas da empresa que ficava entre 17% e 21%.

De acordo com o “Valor”, no início do mês, a Caixa já pretendia vender sua participação na IRB por meio de uma oferta pública de ações.

No entanto, a operação representa a primeira movimentação da Caixa em busca de se desfazer dos ativos, considerados não essenciais. Dessa forma, a medida segue a risca a estratégia do novo presidente do banco, Pedro Guimarães.

Os outros controladores do IRB não devem se desfazer de suas participações da empresa.

Atrativos do IRB

De acordo com analistas, a resseguradora tem como atrativo o histórico de crescimento da receita e rentabilidade. Além disso, existe a perspectiva de que isso continue forte. Outro ponto é a expansão internacional, que fornece maior alcance ao negócio de resseguros.

A Berkshire passou a se aproximar da IRB antes da oferta pública inicial (IPO) da companhia, em 2017.

Renan Bandeira

Compartilhe sua opinião