BDRs serão liberados para pequenos investidores a partir do dia 22, diz B3

A Bolsa de Valores de São Paulo (B3) informou nesta terça-feira (20) que a negociação de  Brazilian Depositary Receipts (BDRs) será liberada para pequenos investidores a partir da próxima quinta-feira dia 22 de outubro.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-4.png

A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) aprovou as últimas mudanças no Regulamento para Listagem de Emissores e Admissão à Negociação de Valores Mobiliários da B3 para viabilizar a negociação de BDRs pelo investidor pessoa física.

Após essa aprovação, as corretoras poderão passar a oferecer esses títulos para os investidores não qualificados. Mas isso somente se os BDRs representem ações de empresas estrangeiras ou ETFs (Exchange-traded fund) negociados em um “mercado reconhecido”.  A B3 ajustou seu Regulamento para que fosse possível estabelecer o conceito de “mercados reconhecidos”.

Conheça o Suno One, a central gratuita de informações da Suno para quem quer aprender a investir. Acesse clicando aqui.

No dia 1º de setembro tinha entrado em vigor a nova regra que autorizava os pequenos investidores a acessar esses ativos.  Agora, graças a flexibilização aprovada pela CVM, companhias com a maior parte do seu negócio no Brasil e que abriram capital fora do País poderão negociar seus papéis aqui.

Segundo a B3, o próximo passo é permitir negociação de BDRs de dívidas offshore, tanto de emissores estrangeiros quanto de emissores nacionais. Isso pois a nova regra aprovada pela CVM também permite o desenvolvimento desses mercados.

Para a Bolsa de Valores de São Paulo, a esperança é fomentar o mercado de capitais nacional, aumentando a diversidade de produtos disponíveis ao investidor local.

Vantagens do BDRs para o pequeno investidor

O pequeno investidor pessoa física que comprar BDRs não pagará IOF e evitará os custos relacionados à remessa de recursos para o exterior, como câmbio e manutenção de contas, caso queira investir em empresas estrangeiras. .

Na última segunda-feira (19) os BDRs de 72 empresas estrangeiras foram incluídos na negociação na B3.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-4.png

O novo lote de depósitos, ativos lastreados em valores mobiliários de emissão de companhias estrangeiras, inclui BDRs de empresas originalmente da África, América Latina, Ásia e Europa listadas nas bolsas de valores dos Estados Unidos: Nyse e Nasdaq.

A lista de BDRs é composta por companhias de diversos setores da economia, como farmacêutico, comunicação, mineração, energia, hotelaria e tabaco.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Controle-de-Investimentos.png

Carlo Cauti

Compartilhe sua opinião