BCE: taxas de juros são mantidas em 0% e QE vai acabar neste mês

O Banco Central Europeu (BCE) manteve suas principais taxas de juros inalteradas após a reunião de política monetária nesta quinta-feira (13).

O BCE deixou sua taxa básica de juros – a de refinanciamento – em 0% e a de depósitos, em -0,40%.O resultado era era amplamente esperado pelos analistas.

Saiba mais: BCE mantém plano de retirar estímulos econômicos em dezembro 

A autoridade central monetária da zona do euro também reafirmou o plano de manter os juros nos baixos níveis atuais. Os juros zero vão continuar “pelo menos até durante o verão de 2019” para garantir que a inflação convirja para sua meta. A meta da inflação na zona do euro é de uma taxa ligeiramente inferior a 2% no médio prazo.

No comunicado que seguiu a reunião, o BCE também confirmou que seu plano de expansão monetária, o chamando quantitative easing (QE), terminará neste mês. Através do QE a instituição vinha comprando bilhões de euros em ativos mensalmente.

O BCE reiterou ainda que irá reinvestir integralmente os recursos obtidos através do QE por um período prolongado após sua primeira elevação de juros.

 

Carlo Cauti

Compartilhe sua opinião