BCE pode prolongar programa de compras de títulos pelo tempo que for necessário

O economista-chefe do Banco Central Europeu (BCE), Philip Lane, informou nessa terça-feira (19) durante um seminário online, que a instituição pode aumentar seu programa de compras emergenciais de pandemia “o quanto for necessário e por quanto tempo for necessário”.

A medida foi adotada pelo BCE no final de abril para enfrentar os impactos causados pela pandemia de coronavírus (Covid-19). Além disso, foi avaliada em 750 bilhões de euros enquanto permaneceria, pelo menos, até o final deste ano.

Garanta acesso ao Suno One, a central de informações para quem quer aprender a investir. Acesse gratuitamente clicando aqui.

Durante o seminário, Lane declarou que o Banco está totalmente preparado para ajustar mais seus instrumentos se for justificado.

O economista-chefe da autoridade monetária completou dizendo que “isso inclui o aumento do tamanho do PEPP (programa de compras emergenciais de pandemia) e o ajuste de sua composição, tanto quanto for necessário e por quanto tempo for necessário”.

Entretanto, o Banco Central, já havia informado que o programa teria continuidade até o final da crise causada pela pandemia do novo coronavírus e durante o tempo que fosse necessário. Contudo, a entidade estima que as compras terminem pouco antes do retomada da alta dos juros.

BCE mantém juros a 0%

O Banco Central Europeu informou no último dia 30 que manteria a taxa de juros na zona do euro e os estímulos monetários inalterados.

Após reunião Conselho de Governo, a instituição comunicou  a manutenção das taxas de 0% para refinanciamento, assim como de -0,5% para depósitos. Enquanto, a taxa para empréstimos foi mantida em 0,25%.

O Banco ainda informou que dará mais liquidez aos bancos e proverá melhores condições para que sejam concedidos empréstimos a empresas e famílias afetadas pela crise do novo coronavírus.

Veja também: Coronavírus: BCE prepara estímulos à manutenção de crédito

O BCE também aprovou uma série de sete operações de refinanciamento emergencial a longo  prazo. A medida aconteceu em função da pandemia, com o objetivo de sustentar a liquidez nos mercados.

Laura Moutinho

Compartilhe sua opinião