BCE pede aos bancos europeus que não paguem dividendos em 2020

O Banco Central Europeu (BCE), pediu nesta terça-feira (28) que os bancos da zona do euro mantivessem a suspensão do pagamento de dividendos até janeiro de 2020. A autoridade monetária também indicou que as instituições financeiras deveriam ser “extremamente moderadas” no pagamento de bônus para os executivos durante a pandemia do coronavírus (Covid-19).

O BCE realizou tais recomendações para ajudar os bancos a absorver perdas e apoiar os empréstimos necessários durante a crise do coronavírus, que deixou a economia da União Europeia em uma grave recessão.

O presidente do conselho de supervisão do BCE, Andrea Enria, explicou que entende o incômodo que o atraso nos dividendos causa para os acionistas dos bancos, mas acrescentou que as medidas são “excepcionais e temporárias”.

No Suno One você aprende a fazer seu dinheiro trabalhar para você. Cadastre-se gratuitamente agora!

“Vimos que houve um impacto nos preços dos ativos no mercado, como esperado”, disse ele. “Sabemos que os investidores não ficaram particularmente satisfeitos com a nossa decisão, mas achamos que é necessário tomar as medidas nesse estágio de maior incerteza. É importante pedir aos bancos que concentrem seus recursos de capital na absorção de empréstimos e perdas”.

As ações dos bancos europeus foram duramente atingidas este ano, depois que os credores foram pressionados pelos reguladores a suspender os retornos de capital para os acionistas no auge da crise do Covid-19. O índice Stoxx Europe 600 Banks caiu mais de um terço em 2020, em comparação com uma queda de pouco mais de 10% no índice Stoxx Europe 600, que inclui outras empresas além dos bancos.

A reação dos investidores à medida do BCE

Jonathan Pierce, analista da Numis, informou que espera que os bancos comecem a fazer “pagamentos de dividendos simbólicos” no próximo ano. “Pagamentos mais significativos provavelmente serão adiados até pelo menos 2022 e haverá ventos contrários consideráveis ​​à medida que as regras regulatórias reverterem aos requisitos pré-crise”, acrescentou.

Na semana passada, o UBS, que é regulado pela Autoridade Supervisora ​​do Mercado Financeiro da Suíça, disse que estava considerando usar US$ 3,6 bilhões em reservas de capital em um mix de dividendos em dinheiro e recompras de ações até o final do ano.

Veja também: Coronavírus: Recuperação da economia será transformadora, diz BCE

“As recompras de ações foram demonizadas demais”, disse Sergio Ermotti, executivo-chefe do UBS. “As recompras de ações em um ambiente como este são uma excelente maneira de os bancos manterem a flexibilidade em suas políticas de retorno de capital. [Quando] as ações dos bancos estão negociando abaixo do valor contábil tangível, é a maneira mais natural de criar valor para os acionistas”, explicou ele após o anúncio do BCE.

Daniel Guimarães

Compartilhe sua opinião