BCE adota medidas para flexibilizar índice de alavancagem de bancos

O Banco Central Europeu (BCE) concedeu, nesta quinta-feira (17), mais uma rodada de alívio de capital para que as instituições financeiras mantenham o fluxo de crédito na economia da zona do euro em meio à pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

Em comunicado, o BCE informou que, para estimular a concessão de crédito, as instituições podem excluir moedas, notas e depósitos mantidos em bancos centrais para calcular a métrica do índice de alavancagem até junho de 2021. Segundo a autoridade monetária da região, o alívio aumentaria o índice de alavancagem agregada dos bancos de 5,36% para 5,66%, com base em dados do fim de março.

O comunicado diz que a pandemia “resultou em uma necessidade contínua de um alto grau de acomodação da política monetária, o que, por sua vez, requer o funcionamento inabalável do canal de transmissão da política monetária com base nos bancos”, conforme o Conselho do BCE.

Suno One: acesse gratuitamente eBooks, Minicursos, Artigos e Video Aulas sobre investimentos com um único cadastro. Clique para saber mais!

BCE e União Europeia se ajustam para estimular economia durante a recessão

A proposta de flexibilizar de forma temporária o índice de alavancagem em meio à crise foi inicialmente introduzida por autoridades da União Europeia (UE) no começo de 2020, quando a legislação destinada a apoiar o crédito a famílias e empresas foi ajustada. A autoridade já previa que, em função dos efeitos da pandemia, a economia da região passaria por dificuldades. A Comissão Europeia prevê uma contração de 8,7% na economia da zona do euro em 2020.

O BCE, por sua vez, já permitia que os bancos recorram às suas reservas de capital e adotem uma abordagem flexível para empréstimos com maior risco, com o intuito de proporcionar recursos financeiros aos bancos para absorver as perdas e manter a concessão de crédito.

Em meados de 2021, um índice de alavancagem de 3% se tornará obrigatório em instituições da UE. Os bancos já divulgaram a métrica para oferecer um melhor quadro de sua solidez financeira. Na última semana, o BCE havia dito que manteria a política monetária inalterada, mas que poderia “ajustar seus instrumentos“.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-1.png

Jader Lazarini

Compartilhe sua opinião