BCE indica, em ata, que pode afrouxar a política monetária novamente em junho

O Banco Central Europeu (BCE), em ata da reunião de abril divulgada nesta sexta-feira (22), afirmou que está “totalmente preparado” para afrouxar a política monetária novamente a partir de junho. O objetivo é dar mais estímulo à economia, que já está sentindo o choque em suas atividades devido à pandemia de coronavírus (Covid-19). As informações fora publicadas pela agência “Reuters”.

O BCE divulgou, recentemente, diversas medidas que serão tomadas para diminuir a recessão econômica decorrente dos efeitos da pandemia de coronavírus. Entre elas está a compra de 1,1 trilhão de euros em títulos e empréstimos a taxas profundamente negativas. As autoridades de política monetária, entretanto, estão com receio e estimam que isso não será o suficiente.

Garanta acesso gratuito à eBooks, Minicursos, Artigos e Video Aulas com um único cadastro. Clique para saber mais.

“Ele [o Conselho do BCE] estava totalmente preparado para aumentar o tamanho do Programa de Compra de Emergências Pandêmicas (PEPP) e ajustar sua composição, e potencialmente seus outros instrumentos, se, à luz das informações disponibilizadas antes da reunião de junho, julgasse que a escala do estímulo estava aquém do necessário”, comunicou o BCE.

No dia 4 de junho, as autoridades irão se reunir para fazer novas decisões a respeito da política monetária que influenciará os países da Zona do Euro. Mesmo com o adiamento do ajuste de compras de títulos em abril, por parte das autoridades, a ata provavelmente estimulará especulações da medida na próxima reunião.

O que é o PEPP criado pelo BCE?

O PEPP é o Programa de Compra de Emergência Pandêmica do BCE. Ou seja, consiste em uma medida de política monetária não padronizada iniciada em março deste ano para combater os sérios riscos ao mecanismo de transmissão da política monetária e as perspectivas para a área do euro representadas pela pandemia do novo coronavírus.

Veja também: Inflação da zona do euro desacelera 0,3% em abril, a menor em 4 anos

“O PEPP é um programa temporário de compra de ativos de títulos do setor público e privado, que possui um envelope total de 750 bilhões de euros. Todas as categorias de ativos elegíveis no programa de compra de ativos (APP) existente também são elegíveis no novo programa”, informa o BCE em seu site.

Juliano Passaro

Compartilhe sua opinião