BC define regras para conversão de câmbio no cartão de crédito

O Banco Central (BC) definiu novas regras para a divulgação das taxas de conversão de gastos em moeda estrangeira por meio de cartão de crédito internacional. A medida foi publicada nesta quarta-feira (23) no Diário Oficial da União (DOU).

De acordo com a medida definida pelo BC, a taxa de conversão do dólar dos Estados Unidos deverá estar disponível nos canais de atendimento ao cliente. Nos meios eletrônicos, a taxa também estará disponível ao público na área direcionada aos cartões de uso internacional.

As taxas deverão ser informadas mesmo que o usuário não tenha passado pelos processos de identificação ou autenticação.

A alteração diminui a necessidade de possíveis ajustes na fatura, visto que o cliente já saberá quanto precisará pagar em reais.

A autoridade monetária determinou ainda que a taxa de conversão deverá contar com quatro casas decimais. A divulgação terá que ocorrer por meio de dados abertos, quando há livre acesso para alterações e compartilhamento, como também por meio de formato final voltado para a utilização direta.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-2-1.png

Além disso, as empresas responsáveis pelos cartões de crédito deverão utilizar a taxa de câmbio do dia da compra ao invés da cotação na data em que o cliente paga a fatura.

BC bloqueia bens de corretoras de câmbio

O Banco Central anunciou também nesta quarta-feira (23) o bloqueio de bens dos controladores de duas corretoras de câmbio, a Albatross e a J. Alves. De acordo com o BC, a restrição ocorreu por conta de “graves violações normas legais e regulamentares que disciplinam a atividades da instituição”.

Saiba mais: Banco Central bloqueia bens dos donos das corretoras Albatross e J. Alves

A medida ocorreu também pois a participação das corretoras no Sistema Financeiro Nacional era irrelevante. As representatividades da J. Alves e da Albatross eram de 0,0042% e 0,001%, respectivamente.

Os bens bloqueados correspondem aos seguintes nomes:

  • George Samuel Antoine (Albatross)
  • Pedro Trabbold Neto (Albatross)
  • Silvio Mendes Traboold (Albatross)
  • José Aparecido Cassiano Alves (J.Alves)
  • Sandra Regina Alves Claudio (J. Alves).

Seguindo a determinação do BC, a J. Alves informou que suas operações foram canceladas. Já a Albatross não fez nenhum comentário oficial sobre o caso.

Giovanna Oliveira

Compartilhe sua opinião