BC não enxerga motivo para ‘fazer política monetária ser diferente’

O diretor de Política Econômica do Banco Central (BC), Fabio Kanczuk, sinalizou nesta sexta-feira (6) que existe uma pressão inflacionária corrente na economia brasileira, porém a autoridade monetária não enxerga o movimento chegando ao próximo ano e a 2022.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-1.png

Kanczuk reforçou que a parte do aumento da inflação de curto prazo já era esperada pelo BC, em linha com o comunicado após a última reunião do Comitê de Políticas Monetárias (Copom). “Isso não deve fazer política monetária ser diferente”, pontuou o diretor da autarquia em evento online Itaú MacroVision. “Na nossa leitura, é algo temporário.”

O chefe da área de política econômica da autoridade monetária reconheceu a amplitude da alta foi mais elevada do que o previsto, mas salientou que isso não deve constituir um problema para 2021 e 2022. Para os próximos dois anos, o Banco Central projeta uma contração da demanda “semiartificial” estimulada pelo auxílio emergencial, com o retorno do hiato do produto e dos preços.

Suno One: o primeiro passo para alcançar a sua independência financeira. Acesse agora, é gratuito!

“Antes da pandemia a gente estava com hiato grande e estava com a inflação muito baixa. Então o cancelamento da pandemia voltaria para essa situação onde a inflação baixa era um problema, e não inflação alta”, destacou Kanczuk.

“Na cabeça do Banco Central as coisas estão acontecendo meio como a gente esperava”, disse. “A gente está de olho, até porque é nosso trabalho ver em que sentido isso se manifesta no resto dos preços, mas por enquanto, supertranquilo.”

Senado aprova projeto de autonomia do BC

Na última terça-feira (3), Senado aprovou o texto de autonomia do BC. Com isso, a proposta foi encaminhada para a avaliação na Câmara dos Deputados.

O intuito do projeto é garantir autonomia ao Banco Central de modo que ele opere sem as intervenções políticas. “Trata-se de uma questão importante, particularmente em anos eleitorais e quando há, no poder, governos com viés populista, seja ele de direita ou de esquerda”, afirmou o relator da proposta, o senador Telmário Mota.

O texto dá autonomia formal para que o BC execute suas atividades essenciais ao país sem sofrer pressões político-partidárias.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

Arthur Guimarães

Compartilhe sua opinião