BC: taxa de juros para pessoas físicas tem queda de 46,1%

Conforme os dados do Banco Central (BC) divulgados nesta terça-feira (28), as taxas de juros do crédito para empresas e pessoas físicas anotaram queda no mês de março.

De acordo com a  autoridade monetária, a taxa média de juros para pessoas físicas registrou uma baixa de 0,6 ponto percentual em relação ao mês de fevereiro, para 46,1% em março. Enquanto, o BC aponta para uma queda de 0,4 ponto percentual na taxa de juros para empresas na mesma comparação, atingindo 16,6% no mês passado.

Na Suno One você aprende como fazer o seu dinheiro para trabalhar para você. Cadastre-se agora!

A autarquia determinou que os bancos não poderão elevar a cobrança acima de 8 ao mês, o que corresponde a 151,8% ao ano.

Além disso, os juros do rotativo do cartão de crédito registraram alta 3,8 pontos percentuais em março em relação ao mês anterior, chegando a 326,4% ao ano. A modalidade é o crédito tomado pelo consumidor quando se paga menos que o valor integral da fatura. O rotativo dura 30 dias e, passado o prazo, as instituições financeiras parcelam a dívida.

Os juros para do crédito pessoas não consignado chegou ao patamar de 94,7% ao ano no mês de março, com queda de 11,9 pontos percentuais em relação a fevereiro. Enquanto as taxas do crédito consignado caíram 0,4 ponto percentual, a 21% ao ano no mês anterior.

O crédito direcionado, para empréstimos com regras definidas pelo governo, a taxa de juros para pessoas físicas teve queda de 0,1  ponto percentual, a 7,3% ao ano. A taxa cobrada para empresas se manteve em 7,9% ao ano.

A inadimplência no crédito direcionado das empresas caiu 0,2 ponto percentual, para 1,8%. Enquanto, das família aumentou em 0,5 ponto percentual, atingindo 2,4%.

BC divulga dados de inadimplência e de saldo de empréstimos

A autarquia apontou que a inadimplência do crédito, atraso acima de 90 dias, para pessoas físicas cresceu 0,1 ponto percentual, a 5,2%. Para pessoas jurídicas, a inadimplência se manteve em 2,3% no mês de março.

O BC ainda divulgou os dados sobre o saldo dos empréstimos para o mês de março. Em função das medidas de injeção de liquidez na economia, o estoque dos empréstimos pelas instituições financeiras teve uma alta de 2,9% em relação a fevereiro, a R$ 3,587 trilhões em março. Na comparação anual, a variação positiva chegou a 9,6%.

Conforme os dados da autoridade monetária, o saldo de crédito equivale a 48,9 do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil, com aumento de 1,2 ponto percentual em relação a fevereiro.

De acordo com o BC, o crédito livre para pessoas jurídicas chegou a R$ 979,3 bilhões, um aumento de 9,9% no mês de março e de 21,7 na comparação anual.

“Em março, ocorreu expansão tanto nas modalidades com influência sazonal (desconto de duplicatas e recebíveis, antecipação de faturas de cartão) quanto nas relacionadas a fluxo de caixa (capital de giro), e nas de comércio exterior (adiantamentos sobre contratos de câmbio, financiamentos a exportações). Adicionalmente, cresceram os saldos influenciados pela variação cambial (notadamente repasses externos)”, informa o BC.

Arthur Guimarães

Compartilhe sua opinião