Grana na conta

BC: todos integrantes da intermediação financeira devem participar do Pix

O presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, declarou que todos os integrantes da intermediação financeira vão participar do sistema de pagamentos instantâneos da autarquia, o Pix, eventualmente. A declaração foi feita nessa quinta-feira (20) enquanto o executivo participava da décima reunião plenário do Fórum Pix.

Segundo destacou Campos Neto, “vamos contar com todos os integrantes, não só do sistema financeiro, mas eventualmente todos os integrantes da intermediação financeira vão participar [do Pix]”.

O executivo prevê que o novo sistema de pagamentos instantâneos impedirá uma maior centralização do sistema financeiro, como foi observado em outras crises.

No Suno One você aprende a fazer seu dinheiro para trabalhar para você. Cadastre-se gratuitamente agora!

Além disso, o executivo destacou durante a reunião que a pandemia do novo coronavírus (Covid-19) agilizou a incorporação de tecnologias. Ele ainda lembrou que o número de transferências eletrônicas apresentou um avanço nos últimos meses.

O diretor de organização do sistema financeiro e resolução do BC, João Manoel Pinho de Mello e o diretor-geral da Aneel, André Pepitone também participaram do evento.

Na ocasião, Pinho de Mello sinalizou que já está sendo debatido com órgãos governamentais a opção de que o novo sistema de pagamentos instantâneos da autoridade monetária seja utilizado para o pagamento de tarifas.

Pepitone, por sua vez, disse que o acordo anunciado com a autarquia anunciado hoje sobre o Pix ser usado em pagamento de tarifas “implica em redução de custo operacional, e essa redução de custo operacional será compartilhada com o consumidor, trazendo reflexo positivo nas tarifas”.

Pix é semente de democratização digital no Brasil

Campos Neto ainda declarou que o Pix, é a semente de várias iniciativas que estão sendo implementadas no âmbito da democratização digital no Brasil.

O presidente da autarquia federal também reforçou que o Pix tem previsão para começar a operar no dia 16 de novembro. Campos Neto destacou que irá reformular a intermediação financeira e que passará por uma evolução natural.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-1.png

Laura Moutinho

Compartilhe sua opinião