Pagamento por WhatsApp: BC diz a Visa e Mastercard que parem com ele

O Banco Central (BC) divulgou na noite desta terça-feira (23) determinação a Visa e Mastercard para que cessem a utilização do aplicativo WhatsApp para pagamentos e transferências.

O BC, em suas atribuições como órgão regulador e supervisor dos arranjos de pagamentos no Brasil, ordenou a suspensão do início das atividades com a plataforma no âmbito dos arranjos instituídos por essas entidades supervisionadas.

“A motivação do BC para a decisão é preservar um adequado ambiente competitivo, que assegure o funcionamento de um sistema de pagamentos interoperável, rápido, seguro, transparente, aberto e barato”.

No Suno One você aprende a fazer seu dinheiro trabalhar para você. Cadastre-se gratuitamente agora!

Segundo a autoridade monetária, a medida irá permitir a avaliação dos riscos para o funcionamento adequado do Sistema de Pagamentos Brasileiro (SPB). Da mesma forma, será possível verificar a observância dos princípios e das regras previstas na Lei nº 12.865, de 2013.

Nesse sentido, a autarquia salientou que o eventual início ou continuidade das operações sem antes a devida análise do BC poderia gerar danos irreparáveis ao SPB, especialmente no que se refere à:

  • competição;
  • eficiência
  • privacidade de dados.

Além disso, a autoridade monetária informou que o descumprimento da determinação está sujeita ao pagamento de multa cominatória, bem como à apuração de responsabilidade em processo administrativo sancionador.

BC solicita informações sobre serviço de pagamentos do Whatsapp

O BC, assim como o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE), pediram na última quinta-feira (18) mais informações às empresas que integram a nova funcionalidade do Whatsapp.

O modelo inédito no Brasil e no mundo foi anunciado na segunda-feira da semana passada e contará com a parceria entre a Cielo (CIEL3) e a plataforma do Facebook para a realização de transações de pagamento por meio do aplicativo.

Saiba mais: Cielo (CIEL3) fecha parceria para pagamentos via WhatsApp no Brasil

A brasileira de serviços financeiros será responsável por processar as transações. O novo modelo estará disponível para pessoas que possuam cartões de crédito e débito da:

  • Banco do Brasil (BB)
  • Nubank
  • Sicredi

As bandeiras, por sua vez, ficaram com as empresas Visa e Mastercard, conforme informações do acordo. Enquanto, segundo informações do “Valor Investe”, a Elo deverá entrar em breve na parceria com o Whatsapp.

Arthur Guimarães

Compartilhe sua opinião