BC da China pode cortar taxa básica de juros pela 1ª vez em quatro anos

De acordo com especialistas, caso o Federal Reserve (Fed) anuncie um corte que já é esperado ao final deste mês, a China também deve cortar sua taxa básica de juros. Será a primeira vez em quatro anos, se isso acontecer.

Dessa forma, o Banco do Povo da China (PBOC) estaria tentando fazer com que a economia de seu país voltasse a crescer. Caso isso aconteça, não será algo inédito. Nos últimos dois anos, o BC da China aumentou as taxas após saber que os EUA tinham elevado as de seu mercado monetário.

Confira também: Companhias de tecnologia estudam remover produção da China

Mesmo que membros do governo chinês não falem sobre uma maior abertura para diminuir taxas de juros, incentivos feitos anteriormente não geraram muitos resultados positivos a economia do país. Além disso, a guerra comercial com os Estados Unidos permanece gerando custos ao país de Xi Jinping.

Com o objetivo de aumentar os empréstimos, o BC da China inseriu uma grande quantidade de ativos que podem ser convertidos facilmente em dinheiro no sistema financeiro. Isso aconteceu durante o ano de 2018. Sendo assim, a ideia era atingir empresas de pequeno porte e do setor privado.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-2-1.png

Trump e a competição com a China

O presidente dos EUA, Donald Trump, pediu uma redução da taxa de juros para o Federal Reserve,  no dia 26 de junho. Para Trump, os Estados Unidos poderiam, dessa forma, competir com países que, de acordo com ele, estão desvalorizando suas moedas.

Trump disse que o atual presidente do Banco Central dos Estados Unidos (Fed), Jerome Powell, está exercendo “um trabalho ruim”. Para ele, gerenciar a política monetária não é uma boa saída. Sendo assim, Trump defendeu que países como a China estão estimulando suas economias.

Taxas de juros básicas inalteradas pelo Fed

O Banco Central dos EUA começou a elevar lentamente os juros em 2015, quando a taxa de desemprego diminuiu para seus níveis mais baixos em décadas.

O Federal Reserve resolveu não alterar as taxas básicas de juros no dia 19 de junho deste ano. A reunião de política monetária decidiu manter a taxa de juros em uma banda entre 2,25% a 2,50%.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

Juliano Passaro

Compartilhe sua opinião