BC: crise pode levar a ‘aumento de concentração no setor bancário’

A crise desencadeada pela pandemia do novo coronavírus (Covid-19) “pode causar, como rescaldo, aumento de concentração no setor bancário”, embora o Banco Central (BC) esteja atuando para evitar isso, de acordo com o diretor de Organização do Sistema Financeiro do Banco Central, João Manoel Pinho Mello. A informação foi divulgada nessa segunda-feira (29), durante o evento virtual ‘Open Banking e Fast Payments’.

Segundo Mello, o BC trabalhou para que todos os segmentos do setor financeiro tenham acesso a liquidez, e destacou a liberação do compulsório da poupança para conceder crédito a empresas de menor porte. O objetivo da autarquia é que “todos os segmentos tenham liquidez e que rescaldo da crise não seja o aumento da concentração”, afirmou o diretor.

Sobre o cronograma de agendas da autoridade monetária para o sistema financeiro, salientou que manutenção desse “é uma sinalização importante”.

Suno One: o primeiro passo para alcançar a sua independência financeira. Acesse agora, é gratuito!

Já o diretor de Regulamentação do Banco Central, Otavio Ribeiro Damaso, apontou como ‘poderosas’ as agendas de instalação do open banking e dos PIX no Brasil. Segundo ele, essas transformarão o sistema financeiro nos próximos anos.

Damaso ainda destacou que ambos os programas não atrasaram, mesmo frente a pandemia, e indicou que os projetos são prioritários para o Banco. “Tanto o PIX quanto o open banking começam suas jornadas este ano”, disse ele.

Conforme disse Damaso,”há determinação do presidente do BC, Roberto Campos Neto, de irmos a fundo nessa discussão sobre tecnologias”, e que o alvo da autarquia é, com isso, atingir um sistema financeiro que seja mais eficiente, inclusivo e digital.

Pix: novo meio de pagamento do BC permitirá saques no comércio

O presidente do  Campos Neto, anunciou na última segunda-feira (22) que o novo modelo de pagamentos instantâneos, Pix, irá permitir o saque em dinheiro em estabelecimentos comerciais.

Saiba mais: WhatsApp quer entrar no PIX, modelo de pagamento instantâneo do BC

A funcionalidade tem o intuito de reutilizar o dinheiro no varejo e de ampliação da capacidade, comunicou o BC. De acordo com o presidente da autoridade monetária, mais detalhes sobre o Pix serão divulgados na próxima reunião sobre o meio de pagamento eletrônico.

Laura Moutinho

Compartilhe sua opinião