BC: IBC-Br mostra crescimento de 0,29% em novembro

O Banco Central informou nesta quinta-feira (17) que a atividade econômica do Brasil cresceu 0,29% em novembro.

O BC divulgou o Índice de Atividade Econômica (IBC-Br). O indicador do Banco Central,com dados dessazonalizadosmostrou um crescimento de 0,29% em novembro na comparação com outubro. Em outubro o índice aumentou de apenas 0,02%, permanecendo praticamente estável.

Saiba mais: Banco Central: IBC-BR mostra crescimento de 0,02% em outubro 

Na análise do parcial do ano, o crescimento da atividade econômica foi de 1,38% (sem ajuste sazonal). Por sua vez, em 12 meses o indicador subiu 1,44% (sem ajuste sazonal). Na comparação com novembro de 2017, o IBC-Br cresceu 1,86%.

O destaque positivo na economia brasileira em novembro foi nas vendas do varejo, que aumentaram de 2,9% em relação a outubro. Esse foi o melhor dado para o penúltimo mês em 18 anos. Um resultado positivo impulsionado pelas vendas realizadas durante a Black Friday.

Novembro foi positivo também para a produção industrial brasileira, que interrompeu quatro meses de queda. Entretanto, a indústria nacional registrou apenas um aumento de 0,1% em novembro em comparação a outubro. Esse foi o resultado mais fraco para o penúltimo mês do ano desde 2015.

Por sua vez, os serviços ficaram estagnados pelo segundo mês seguido. O setor teve o pior desempenho para novembro dos últimos dois anos. Um resultado que mostra uma piora até o final do ano.

O que é o IBC-Br

O IBC-Br, do Banco Central, é um indicador criado para tentar antecipar o resultado do Produto Interno Bruto (PIB), calculado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O cálculo do IBC-Br, porém, é um pouco diferente do usado no PIB. O indicador do Banco Central incorpora estimativas para a agropecuária, a indústria e o setor de serviços, além dos impostos. Os resultados do indicador nem sempre mostraram proximidade com os dados oficiais divulgados pelo IBGE.

Carlo Cauti

Compartilhe sua opinião