BC anuncia nova linha de crédito para empresas menores

O Banco Central (BC) anunciou nesta terça-feira (23) um novo pacote de medidas para ampliação da oferta de crédito em meio à pandemia do coronavírus (covid-19). A nova linha de empréstimos direcionada para micro, pequenas e médias empresas levará o nome de Capital de Giro para Preservação de Empresas (CGPE).

Dessa forma, a CGPE tem o potencial de gerar R$ 212 bilhões em novos empréstimos, complementando os programas já implantados pelo governo e pelo BC.

Desde o início da crise, autoridades do BC explicam que a demanda por crédito no país é intensa. Segundo a instituição, a forte procura gera a impressão de que os bancos não estão emprestando.

Suno One: acesse gratuitamente eBooks, Minicursos, Artigos e Video Aulas sobre investimentos com um único cadastro. Clique para saber mais!

Além disso, “todas as medidas do BC passam pelos balanços dos bancos e dependem de uma análise de mercado que levam em consideração o risco e o retorno de cada operação. Como não fazemos transferência direta, os recursos precisam ser canalizados pelo sistema financeiro”, justificou o presidente da autoridade monetária, Roberto Campos Neto.

O presidente da instituição também afirmou que parte das medidas lançadas pelo BC tiveram baixa adesão e alegou que isso ocorre em outros países. “Preferimos errar por fazer medidas demais do que fazer medidas de menos. Não temos o medo de errar fazendo medidas demais”, informou.

BC alega que crédito está chegando às empresas

Em uma videoconferência realizada pela XP investimentos na primeira semana de junho, Fábio Kanczuk, o diretor de Política Econômica do BC explicou que a autoridade planeja solucionar o problema do crédito  aumentando a oferta de empréstimos para pequenas e médias empresas.

Veja também: BC anuncia novas medidas para crédito

A autoridade monetária entende que atualmente grande parte da demanda por empréstimos vêm de companhias, não de pessoas físicas. Isso ocorre porque o indivíduo prefere gastar da sua poupança do que acumular dívidas.

Daniel Guimarães

Compartilhe sua opinião