Economia

BC altera regra de câmbio para compras no cartão de crédito no exterior

0

O presidente do Banco Central (BC), Ilan Goldfajn, anunciou na quarta-feira (28) a alteração na regra de câmbio para as compras realizadas no cartão de crédito no exterior.

De acordo com a regra atual, o consumidor paga aos bancos a taxa de câmbio do dia do fechamento da fatura do cartão. Com a nova regra do BC, o valor pago será o da taxa de câmbio do dia da compra efetuada.

Goldfajn disse que não será um processo rápido. A mudança está prevista para entrar em vigor em março de 2020.

Saiba mais – Ilan Goldfajn acredita que não haverá mudança na política cambial do país 

“Hoje, estamos anunciando uma norma que foi aprovada ontem sobre a taxa de câmbio no cartão de crédito. Normalmente, compra no dia e a taxa de câmbio que paga é a do dia de vencimento da fatura. Às vezes, o que ocorre que o que compra não é o que paga. Pois o câmbio se deprecia [dólar sobe]. O que estamos instituindo agora é que, a taxa terá de ser do dia que comprou. Isso está se tornando obrigatório [a oferta desse serviço]”, pontuou o presidente do BC.

O Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) de 6,38% permanecerá sendo cobrado qualquer que seja a taxa de câmbio.

Desde 2016, a opção de pagamento da fatura com a cotação do dólar do dia da compra é facultativa aos bancos. Atualmente, a opção é oferecida apenas pela Caixa Econômica Federal.

Saiba mais – Confiança do consumidor atinge maior nível em 4 anos 

De acordo com o BC, a nova regra visa dar mais previsibilidade ao consumidor no momento de pagar a fatura do cartão de crédito. Com menos insegurança ligada à volatilidade das moedas, os compradores evitarão custos extras.

Compartilhe a sua opinião

Amanda Gushiken
Amanda Sayuri Gushiken escreve sobre finanças e negócios para o portal Suno Notícias. Antes, trabalhou selecionando notícias da imprensa para clientes do mercado financeiro. Também desenvolveu pesquisa acadêmica pela Universidade Anhembi Morumbi na área de Teorias da Comunicação e é fotógrafa nas horas vagas.