Bases de petróleo na Arábia Saudita sofrem incêndio

Duas instalações da Aramco, empresa de petróleo da Arábia Saudita, sofreram um incêndio neste sábado (14). A causa apontada foi o ataque de drones nas bases de petróleo.

De acordo com o Ministério do Interior Saudita, o fogo na base de petróleo está controlado e, apesar do governo saudita não ter mencionado suspeitos, o grupo rebelde houthis, do Iêmen, declarou que os ataques envolveram dez drones.

Durante uma guerra civil, em 2014, os houthis assumiram o controle de Sanaa, a do Iêmen. Desde então, os sauditas tem liderado uma coalizão tentando combater os rebeldes com o intuito de retirá-los da região e reinstalar um governo apoiado pela Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos, entre outra potências.

De acordo com a Arábia Saudita e os Estados Unidos, os houthis são armados e financiados pelo Irã. A acusação foi negada por Teerã.

Segundo as autoridades sauditas e americanas, o Irã estaria querendo atingir a estrutura de petróleo da Arábia Saudita usando, por exemplo, minas para danificar petroleiros sauditas no Golfo de Omã em maio deste ano.

Por sua vez, Teerã nega ataques a alvos sauditas, ou que coordenou o grupo houthis nos ataques que atingem o setor petrolífero dos sauditas.

O preço do petróleo global pode aumentar sensivelmente por conta do ataque.

Tensão geopolítica entre EUA e Irã por conta do petróleo

Em junho deste ano,  o presidente americano impôs sanções a qualquer país que importe o produto do país do Oriente Médio. O comunicado foi feito pelo enviado especial dos EUA ao Irã, Brian Hook.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-2-1.png

“Vamos sancionar quaisquer importações de petróleo bruto do Irã… Agora não há isenções em vigor. Vamos sancionar quaisquer aquisições ilícitas de petróleo bruto iraniano”, disse o enviado especial dos EUA.

Saiba mais: EUA vão aplicar sanções econômicas a países que importarem petróleo do Irã

No dia 24 de junho, Donald Trump oficializou as novas sanções ao Irã. O presidente afirmou que não permitirá que o país do Oriente Médio tenha acesso a armas nucleares. As medidas tem como alvo o líder do supremo, aiatolá Ali Khamenei. A tensão geopolítica entre os dois países é baseada na importação e exportação de petróleo.

Rafael Lara

Compartilhe sua opinião