Balanços da semana

Bases militares dos EUA sofrem ataque; Irã assume responsabilidade

Nesta terça-feira (7), duas bases militares dos Estados Unidos no Iraque foram atingidas por foguetes lançados pelo Irã. As informações foram dadas pela TV estatal iraniana e confirmadas pelo Pentágono em nota.  Ainda não há informações sobre vítimas ou danos.

O presidente norte-americano, Donald Trump, já estaria a par do ataque feito pelo Irã e monitorando a situação. “O presidente foi informado e está monitorando a situação de perto e consultando sua equipe de segurança nacional”, afirmou a Casa Branca em comunicado.

Um dos alvos do ataque é a base aérea Ain Al-Saad, localizada na província de Anbar (região ocidental do país) e que abriga tropas norte-americanas e do Iraque. Outro alvo fica na cidade de Arbil, localizada na região curda do Iraque.

A TV estatal iraniana afirmou que o Irã lançou “dezenas” de mísseis contra uma das bases, de acordo com a Associated Press. De acordo com a emissora , é a operação de vingança de Teerã, que foi chamada de “Mártir Soleimani”, em retaliação à morte do general Qassem Soleimani, assassinado na semana passada em um ataque aéreo norte-americano no Iraque.

A agência “Reuters” informou mais cedo que seis foguetes teriam explodido na base. Há relatos na imprensa de helicópteros norte-americanos na base de Ain al-Saad.

A base atingida começou a ser usada pelas forças dos EUA após a invasão do Iraque pelos norte-americanos em 2003. A ação militar americana culminou com a derrubada de Saddam Hussein do poder. O local também foi usado pelos Estados Unidos como base no combate contra o Estado Islâmico.

EUA X Irã

A escalada de tensão entre os Estados Unidos e o Irã tiveram como marco o assassinato pelo país norte-americano do general iraniano Qassem Soleimani, o segundo homem mais poderoso do Irã, na madrugada da última sexta-feira (3).

Desde maio de 2018, quando o presidente Donald Trump se retirou do acordo nuclear assinado entre o Irã e as principais potências globais, a tensão entre Washington e Teerã vem crescendo.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-1.png

O líder supremo do Irã, aiatolá Ali Khamenei e o presidente Hassan Rouhani prometeram vingança após a morte do general.

Confira Também: Escalada das tensões entre Estados Unidos e Irã desaba bolsas árabes

“Se Deus quiser, sua obra e seu caminho não vão parar aqui e uma vingança implacável espera os criminosos que encheram as mãos com seu sangue e a de outros mártires”, afirmou o aiatolá Khamenei.

Em resposta, no último sábado (4), Trump fez duas ameaças de ataques militares ao Irã. Na primeira, o presidente norte-americano informou que tem uma lista de 52 alvos iranianos. Na segunda, afirmou que poderia adotar uma reação “desproporcional” a uma eventual ofensiva iraniana contra indivíduos ou bases americanas.

Rafael Lara

Compartilhe sua opinião