O baque do coronavírus é temporário, diz Paulo Guedes

De acordo com o ministro da Economia, Paulo Guedes, “o baque do coronavírus (Covid-19) é temporário”. Em entrevista ao jornal “Folha de S.Paulo” no último domingo (15), o chefe da pasta econômica disse que precisa estar preocupado com o reforço das nossas defesas durante e depois da crise.

Guedes também citou a urgência da contenção do vírus, uma vez que os dados do Banco Central (BC) mostram que o contágio é mais rápido no Brasil. “A inclinação de contágio nos modelos do BC é mais rápida do que nos países. Estados Unidos e Brasil estariam com a taxa de contágio mais rápida do que ocorreu na própria China e na Itália. Foi alarmante”.

Quando questionado se o Ministério da Economia ainda não tinha parado para olhar os efeitos do coronavírus, Guedes afirmou que a equipe estava focada nas reformas administrativa e tributária.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-4.png

“Tínhamos muita convicção sobre a dinâmica de crescimento interno. O Brasil, no início do ano passado, foi atingido pela tragédia de Brumadinho e, depois, pelo colapso da Argentina, para onde vai mais da metade da exportações brasileiras de automóveis”, disse o ministro.

Segundo Guedes, os números apresentados pela autoridade monetária central do País quanto ao contágio humano se aproximariam de 80%, enquanto na Itália, por exemplo, a previsão era de 60%.

Bolsa em queda livre!? Aproveita as maiores oportunidades da bolsa brasileira com nosso acesso Suno Premium

“Muita gente no governo achava que a coisa ia bater aqui em maio, e não deveríamos ser tomados pela neurose antes da hora, para não parar a economia antes da hora. Minha preocupação é garantir a dinâmica de crescimento. Nos preparar para a pancada de uma onda para sair com fôlego do outro lado”, afirmou o ministro.

Além disso, o Guedes disse que o “mercado financeiro está caótico por uma congruência de fatores”. Segundo ele, a bolsa está caindo por conta da turbulência externa, como o avanço do coronavírus e a ‘guerra de preços’ do petróleo no Oriente, o desentendimento político interno e a aprovação do BPC.

Jader Lazarini

Compartilhe sua opinião