Banrisul informa cancelamento de oferta subsequente de ações

O Banco do Estado do Rio Grande do Sul (Banrisul), por meio de fato relevante, informou ao seus acionistas e ao mercado que foi cancelada a oferta pública de distribuição secundária de ações. O comunicado foi feito na manhã desta quinta-feira (19) pelo controlador do banco estatal gaúcho.

O Banrisul alega que a decisão foi tomada por conta do preço por ação apresentado na última quarta-feira ao acionista vendedor, que afirmou que a precificação não atendia seus interesses.

Em fato relevante, o banco diz que “manterá os seus acionistas e o mercado em geral informados sobre qualquer nova informação a respeito desse tema, nos termos da regulamentação aplicável”.

O Banrisul possuía duas opções sobre a venda de ações ordinárias. A primeira era vender os papéis por um valor aproximadamente 20% menor do que o previsto inicialmente e a segunda opção era cancelar a operação.

Adiamento de precificação e redução de ações ofertadas pelo Banrisul

Na última quarta-feira (18), o Governo do Estado do Rio Grande do Sul, controlador do Banrisul, diminuiu de 96.323.426 para 71.350.686 o número total de ações a serem ofertadas pelo banco gaúcho em sua oferta restrita subsequente de ações. A informação foi divulgada por meio de um fato relevante da instituição financeira.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-1.png

Ademais, o Banrisul havia mudado, também para a última quarta-feira, a data de encerramento das apresentações para possíveis investidores, incluindo o processo de bookbuilding, que inclui a fixação do preço por ação.

“Até a data de conclusão do procedimento de bookbuilding a quantidade de ações inicialmente ofertada poderá, a critério do acionista vendedor, em comum acordo com os coordenadores da oferta, ser acrescida em até 35%, ou seja, em até 24.972.740 ações, nas mesmas condições e pelo mesmo preço inicialmente ofertadas”, informou o Banrisul em fato relevante.

Veja também: Lojas Americanas fecha acordo para ter acesso à rede da Linx

Com o lote da oferta anunciado previamente, o Banrisul poderia alcançar a marca de aproximadamente R$ 2 bilhões. Entretanto, com a mudança para um número menor de ações, o valor que poderia ser levantado pelo banco chegava a somente R$ 1,7 bilhão. A operação, no entanto, foi oficialmente cancelada após um anúncio do banco estatal nesta quinta-feira (19).

Juliano Passaro

Compartilhe sua opinião