Bancos terão flexibilização de exigências em meio ao coronavírus

O Comitê de Basileia para Supervisão Bancária comunicou nesta sexta-feira (20) que pretende adotar medidas de flexibilização de exigências regulatórias para auxiliar os bancos em meio à pandemia de coronavírus (covid-19).

“Nos próximos dias, o Comitê considerará medidas adicionais destinadas a apoiar a resiliência financeira dos bancos e a resiliência operacional da comunidade bancária e de supervisão durante esses tempos sem precedentes”, informou a organização.

De acordo com o Comitê, o coronavírus está impactando cada vez mais a economia global, visto que a disseminação da doença já atingiu uma fase crítica.

Coronavírus e Mercado Financeiro | Saiba quais oportunidades você pode estar perdendo

Entretanto, a entidade salientou que as instituições financeiras estão mais preparadas para enfrentar crises por conta dos padrões de Basileia III, adotados em dezembro de 2010 após a crise financeira global de 2008. Isso porque esta proposta prevê colchões de capital e liquidez destinados para reduzir os impactos em períodos de instabilidade.

“O sistema bancário global possui níveis significativamente mais altos de capital e liquidez e, portanto, está em uma posição mais forte para absorver choques e mitigar interrupções nos serviços bancários”, destacou o órgão.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-1.png

A organização, que é responsável por estabelecer padrões globais para os bancos, realizou uma teleconferência para debater as consequências da propagação do vírus no sistema bancário global. Segundo o Comitê, o Conselho de Estabilidade Financeira (FSB, na sigla em inglês) também está atuando para avaliar quais serão as complicações da doença para os bancos.

Bancos deverão ajustar horário de atendimento em meio ao coronavírus

O Banco Central (BC) determinou que os bancos brasileiros deverão ajustar seus horários de atendimento ao público durante a pandemia de coronavírus.

Saiba mais: BC determina que bancos ajustem horário de atendimento durante pandemia

Mesmo com o aumento do horário de atendimento nas agências, o Banco Central orientou que a população dê prioridade aos serviços virtuais. A recomendação é uma forma de evitar aglomerações e conter a propagação da doença.

Segundo a autoridade monetária, as instituições financeiras deverão comunicar os clientes sobre os novos horários de funcionamento de suas agências. Além disso, o BC informou que os bancos deverão adotar outras medidas para evitar aglomeração de pessoas, mas sem deixar de prestar os serviços essenciais.

Giovanna Oliveira

Compartilhe sua opinião