Bancos digitais ultrapassam tradicionais em downloads em 2020, diz UBS

Os bancos digitais brasileiros se destacaram frente aos tradicionais em volume de downloads no terceiro trimestre deste ano. De acordo com o relatório do banco suíço UBS, no período, as contas em bancos digitais no País ultrapassaram a marca de 60 milhões.

De acordo com o levantamento do UBS, os bancos digitais passaram a representar 52% de todos os downloads de aplicativos de instituições financeiras em 2020. Esse percentual era de 2% em 2015.

Divisão entre os downloads de bancos tradicionais e bancos digitais, de 2014 a 2020. Fonte: UBS

Suno One: acesse gratuitamente eBooks, Minicursos, Artigos e Video Aulas sobre investimentos com um único cadastro. Clique para saber mais!

O UBS pontuou que no número total de contas digitais não entram as 90 milhões de contas digitais que a Caixa Econômica Federal abriu durante este ano para o pagamento do coronavoucher, como ficou conhecido o auxílio emergencial em meio à pandemia do novo coronavírus (Covid-19). Além disso, para a instituição, a maioria dos bancos digitais oferecem contas gratuitas, então é provável que muitos usuários possuam mais de uma e não necessariamente a utilizem como banco principal.

De acordo com o banco, o aplicativo Caixa liderou, no terceiro trimestre, o número de downloads dentre todas as intituições (desconsiderando o Caixa Tem, usado para o pagamento do auxílio emergencial). Em segundo lugar vem o Nubank, seguido do iti, do Itaú (ITUB4), Neon e Next.

Segundo o relatório do banco, o número de brasileiros com conta bancária aberta tem aumentado significativamente neste ano. De acordo com dados do Banco Central (BC), durante o terceiro trimestre a Caixa registrou mais de 20 milhões de novos clientes, enquanto os tradicionais Itaú e Bradesco (BBDC4) permaneceram praticamente estáveis. O Santander (SANB11), por sua vez, cresceu o número de contas em 2%, aproximadamente 800 mil.

Entre os bancos digitais, destacam-se o Banco Inter (BIDI11), que conta com 1 milhão de novos clientes (alta de 18% de ano para ano) e o C6 Bank, que adquiriu novos 900 mil clientes (crescimento de 48% na comparação anualizada). Em todo o Brasil, cerca de 175 milhões de pessoas já têm conta bancária, cerca de 83% da população total brasileira.

Disputa entre os bancos digitais

De acordo com a instituição, em 2015 cerca de 98% de todos os downloads de aplicativos dos bancos digitais ficava com o Nubank. Neste ano, a divisão fica pulverizada, com Nubank (28%), Neon (14%), Inter (12%), Next (8%), entre outros.

Além disso, a divisão entre todas as intituições também foi ampliada nos últimos seis anos. Em 2014, 99% de todos os downloads eram concentrados em Caixa, Itaú, Bradesco e Santander. Neste ano, dois terços do total de downloads são divididos em seis instituições, enquanto o restante fica com uma gama de bancos digitais, que contemplam no mínimo 12 instituições, segundo o UBS.

Downloads de aplicativos bancários divididos por instituições, de 2014 a 2020. Fonte: UBS

A avaliação dos usuários dos aplicativos dos bancos digitais, no entanto, não é superior à dos bancos tradicionais. De acordo com o UBS, nos últimos meses a avaliação dos “bancões” apresentou relevante melhora e agora possuem avaliações semelhantes aos players recém chegados no mercado.

A Caixa possui a maior avaliação no Google Play, loja de aplicativos do Android, com 4,6 estrelas. O trio Itaú, Bradesco e Santander atingem 4,3 estrelas. Dentre os bancos digitais, Pagbank tem 4,6 estrelas, enquanto Nubank e Inter possuem 4,4 estrelas e 4,2 estrelas respectivamente.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-3.png

Jader Lazarini

Compartilhe sua opinião