Pix: Banco XP, Alipay e outras 218 instituições recebem ‘não’ do BC

O Banco Central (BC) informou nesta quinta-feira (22) que não concedeu a autorização a 218 instituições para ofertarem o novo sistema de pagamentos instantâneos da autoridade monetária, o Pix, incluindo o Banco XP e a Alipay.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-4.png

Além do banco da XP Inc. e da plataforma digital de pagamentos do gigante chinês Alibaba, a Paypal Brasil e o Banco A J Renner também não constam na lista de aprovados pela autarquia federal. A Alipay estava entre as empresas em processo de adesão para oferecer o Pix, porém não entrou na lista divulgada mais cedo.

De acordo com o BC, essas instituições não foram consideradas aptas para entrada em operação ou foram excluídas a pedido. O número de empresas que não receberam o sinal verde da autoridade monetária correspondem a um percentual de 22% do total que havia solicitado a aprovação no último mês de junho.

Suno One: acesse gratuitamente eBooks, Minicursos, Artigos e Video Aulas sobre investimentos com um único cadastro. Clique para saber mais!

O Banco Central informou que o processo de adesão foi encerrado no dia 16 de outubro, “com a conclusão das etapas cadastral e homologatória”, e será reaberto de modo permanente em 1º de dezembro. O Pix está previsto para começar a operar a partir de 16 de novembro.

762 instituições foram aprovadas para ofertar o Pix

O BC comunicou na manhã desta quinta-feira que concedeu autorização a 762 instituições, incluindo bancos, financeiras e fintechs, bem como outras empresas. A autarquia havia comunicado, em junho deste ano, que 980 instituições financeiras solicitaram adesão para oferecer o sistema de pagamentos instantâneos.

“A quantidade e a diversidade das instituições que estão aptas a ofertar o Pix reforçam o caráter aberto e universal do arranjo de pagamento, evidenciam a grande competitividade que o Pix traz ao mercado e demonstram o forte engajamento dos diversos agentes para a adoção do Pix”, ressaltou a autoridade monetária, em comunicado.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

Arthur Guimarães

Compartilhe sua opinião