Pix: Banco XP, Alipay e outras 218 instituições recebem ‘não’ do BC

Pix: Banco XP, Alipay e outras 218 instituições recebem ‘não’ do BC
A Alipay estava entre as empresas em processo de adesão, mas não entrou na lista de aprovados pelo BC para oferecer o Pix

O Banco Central (BC) informou nesta quinta-feira (22) que não concedeu a autorização a 218 instituições para ofertarem o novo sistema de pagamentos instantâneos da autoridade monetária, o Pix, incluindo o Banco XP e a Alipay.

Além do banco da XP Inc. e da plataforma digital de pagamentos do gigante chinês Alibaba, a Paypal Brasil e o Banco A J Renner também não constam na lista de aprovados pela autarquia federal. A Alipay estava entre as empresas em processo de adesão para oferecer o Pix, porém não entrou na lista divulgada mais cedo.

De acordo com o BC, essas instituições não foram consideradas aptas para entrada em operação ou foram excluídas a pedido. O número de empresas que não receberam o sinal verde da autoridade monetária correspondem a um percentual de 22% do total que havia solicitado a aprovação no último mês de junho.

Suno One: acesse gratuitamente eBooks, Minicursos, Artigos e Video Aulas sobre investimentos com um único cadastro. Clique para saber mais!

lead suno imagem ilustrativa

Receba as principais notícias do mercado diariamente.

Receba Grátis conteúdo exclusivo sobre Poupança, Ações, Economia e muito mais!

Parabéns! Cadastro feito com sucesso.

Ops! Algo deu errado. Tente novamente.

lead suno background

O Banco Central informou que o processo de adesão foi encerrado no dia 16 de outubro, “com a conclusão das etapas cadastral e homologatória”, e será reaberto de modo permanente em 1º de dezembro. O Pix está previsto para começar a operar a partir de 16 de novembro.

762 instituições foram aprovadas para ofertar o Pix

O BC comunicou na manhã desta quinta-feira que concedeu autorização a 762 instituições, incluindo bancos, financeiras e fintechs, bem como outras empresas. A autarquia havia comunicado, em junho deste ano, que 980 instituições financeiras solicitaram adesão para oferecer o sistema de pagamentos instantâneos.

“A quantidade e a diversidade das instituições que estão aptas a ofertar o Pix reforçam o caráter aberto e universal do arranjo de pagamento, evidenciam a grande competitividade que o Pix traz ao mercado e demonstram o forte engajamento dos diversos agentes para a adoção do Pix”, ressaltou a autoridade monetária, em comunicado.

Arthur Guimarães

Compartilhe sua opinião